O ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, confirmou nesta terça-feira (20/12) a informação de que o governo do seu país concedeu asilo político à família do presidente deposto do Peru, Pedro Castillo.
Segundo Ebrard, a esposa de Castillo, Lilia Paredes, e os dois filhos do casal se encontram na embaixada mexicana em Lima. O chanceler não especificou quando eles ingressaram na sede diplomática, mas enfatizou o fato de que a concessão do asilo é “uma decisão soberana do México”.
Apesar de recordar que a embaixada é considerada território mexicano, o diplomata admitiu que o país pretende conseguir um salvo-conduto para que a esposa e os filhos de Castillo possam viajar ao México, razão pela qual está negociando com representantes do governo de Dina Boluarte.
Enquanto essa negociação não avança, Lilia Paredes e seus filhos terão que continuar morando na embaixada do México em Lima.
Ministério das Relações Exteriores do M´éxico
O chanceler mexicano Marcelo Ebrard
Todas essas informações foram entregues durante uma coletiva de imprensa na Cidade do México, na qual Ebrard aproveitou para recordar que, por determinação do presidente Andrés Manuel López Obrador, também existe uma oferta de asilo ao próprio Castillo, que se encontra em prisão preventiva e sob investigação judicial desde o dia 7 de dezembro.
“O presidente López Obrador assegurou que temos as portas abertas para o presidente Castillo, para sua família e para todos aqueles que se sentem perseguidos no Peru, porque essa é a tradição da nossa política externa”, afirmou o chanceler.
Dias atrás, Obrador causou polêmica no Peru graças à repercussão de uma entrevista sua na qual defende a realização de eleições antecipadas para resolver a crise política do país, desencadeada desde a destituição de Castillo.
A declaração do mandatário mexicano sintoniza com as demandas das manifestações diárias que ocorrem em todo o Peru, e que vêm sendo brutalmente reprimidas pela polícia local, o que já produziu um saldo de 26 mortes até esta segunda-feira (19/12).