Sexta-feira, 11 de julho de 2025
APOIE
Menu

O governo equatoriano propôs nesta segunda-feira (12/09) a realização de uma consulta popular para reformas constitucionais com perguntas sobre diversos eixos no país, como segurança, política e meio ambiente. 

“Equatorianos, faço cada uma de suas preocupações e demandas, as minhas. Através de uma consulta cidadã, queremos exercer o poder de decisão de todos vocês. Com sua contribuição, alcançamos três eixos temáticos principais: segurança, qualidade institucional e respeito ao meio ambiente. Nesta consulta, vocês não vão votar em agendas políticas, nem em autoridades, nem em listas. Terão a oportunidade de votar em seus desejos e propostas” afirmou o presidente Guillermo Lasso por meio das redes sociais. 

Entre as propostas apresentadas pelo governo de Lasso estão a redução do número de parlamentares no país, eliminar poderes do Conselho de Participação Cidadã e Controle Social (CPCCS) e extraditar traficantes de drogas para combater o tráfico. No entanto, a maioria das perguntas da consulta são relacionadas a um referendo constitucional, uma vez que buscam modificar certos artigos da Constituição equatoriana.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Administração de Guillermo Lasso defende ‘consulta cidadã’ para mudanças na segurança, política e meio ambiente no país

Flickr

Sugestões levantadas por Lasso para referendo foram anunciadas em ato no norte de Quito nesta segunda-feira (12/09)

As principais sugestões levantadas por Lasso para o referendo foram anunciadas em um ato no norte de Quito também nesta segunda, após cidadãos mencionarem temas como a segurança e o sistema judiciário do país. 

(*) Com Telesur