O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou nesta segunda-feira (19/06), que a guerra na Ucrânia será um dos temas de sua reunião com o papa Francisco na próxima quarta-feira (21/06). O governante também informou que em sua reunião com o presidente francês Emmanuel Macron, na quinta-feira (22/06), vai pedir uma “posição mais flexível” em relação ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul.
“Eu telefonei para o Papa e falei que queria fazer uma visita para ele. Ele está muito interessado em acabar com a guerra da Ucrânia e da Rússia, eu também quero conversar com ele sobre essa questão da paz”, declarou Lula nesta manhã no Palácio da Alvorada.
Tomei a liberdade de ligar para o Papa e pedi para visitá-lo. Quero conversar sobre a guerra e sobre a desigualdade no mundo. Eu já tinha feito uma visita ao Papa antes da pandemia e falamos sobre o combate a fome. É preciso uma consciência mundial para nos indignarmos contra a…
— Lula (@LulaOficial) June 19, 2023
O presidente também afirmou que quer dialogar com Francisco sobre desigualdade.
“Quero aproveitar meu mandato para tentar criar uma consciência mundial de que não é explicável não nos indignarmos contra a fome em um planeta que produz mais comida do que nós consumimos”, disse.
Flickr/Palácio do Planalto
Lula reúne-se com Papa nesta quarta-feira (21/06) e com presidente da França na quinta (22/06)
Lula ainda reiterou a intenção de convidar o Papa para o Círio de Nazaré, uma das maiores festas católicas do Brasil e que acontece anualmente em Belém (PA), e agradeceu pela “solidariedade” do pontífice durante os processos da Lava Jato.
Após a Itália, Lula irá à Paris para um fórum sobre um novo pacto econômico global convocado pelo presidente francês Macron.
“Eu vou almoçar com Macron e quero discutir com ele a questão do Parlamento francês, que aprovou o endurecimento do acordo UE-Mercosul”, afirmou o presidente sobre a resolução contrária que a Assembleia Nacional da França aprovou sobre acordo entre os blocos.
Na última semana, Lula manifestou seu interesse em finalizar o pacto comercial entre os dois blocos ainda neste ano, ao receber a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Lula embarca na noite desta segunda para Roma, onde também tem um encontro marcado com seu homólogo italiano Sergio Mattarella e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. O presidente declarou que uma reunião com a primeira-ministra do país, Giorgia Meloni, ainda não foi confirmada.
A agenda de Lula na França também deve incluir a presença no evento “Power our Planet”, ao qual foi convidado por Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, conhecido por fazer apelos pela luta ambiental.
(*) Com Ansa