Gustavo Petro tomou posse neste domingo (07/08) como presidente da Colômbia em uma cerimônia na Praça Bolívar, em Bogotá. Petro, aos 62 anos, é o primeiro mandatário de esquerda a assumir o poder na história do país.
O presidente do Senado colombiano, Roy Barreras, foi o encarregado de ler o juramento a Petro, que fala em “cumprir fielmente a Constituição e as leis” do país. Após o juramento, a senadora María José Pizarro, filha de Carlos Pizarro assassinado em 1990 e que foi companheiro do agora presidente na guerrilha Movimento 19 de Abril (M-19), entregou a faixa presidencial ao novo chefe de Estado. entregou a faixa presidencial ao novo chefe de Estado.
Também na posse, a vice-presidente eleita Francia Márquez realizou juramento, que foi lido pelo agora mandatário da Colômbia.
Segundo estimativas, cerca de 100 mil pessoas eram esperadas no evento, que também é onde também fica localizada a sede do Executivo e da Assembleia Nacional colombiana.
Petro tomou posse na Colômbia:
Convidados
Entre os chefes de Estado confirmados no evento estão o chileno Gabriel Boric, o argentino Alberto Fernández, o equatoriano Guillermo Lasso, o paraguaio Mario Abdo Benitez, o boliviano Luis Arce, assim como o dominicano Luis Abinader e o panamenho, Laurentino Cortizo. A presidente hondurenha Xiomara Castro também viajará a Bogotá. A vice-presidente do Peru, Dina Boluarte representará o governo na posse.
O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França. Já os Estados Unidos enviaram uma comitiva liderada pela presidente da Agência para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Samantha Power. A Espanha enviou o rei Felipe VI.
(*) Com Brasil de Fato.