O primeiro-ministro do Haiti, Laurent Lamothe, anunciou que um acampamento utilizado por grupos paramilitares foi desarticulado na noite deste domingo (20/05) em Porto Príncipe, a capital do país. Os paramilitares defendem a restauração do Exército, dissolvido em 1995, o pagamento de pensões e a expulsão da Minustah (missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti).
O primeiro-ministro haitiano usou um vídeo no site You Tube, anunciado pelo microblog Twitter, para anunciar a operação.
A desarticulação do grupo foi realizada pela PNH (Polícia Nacional do Haiti).
Lamothe informou ainda que o acampamento se situava na região de Lamentin, um subúrbio da capital. Antes da operação, a polícia prendeu 53 pessoas que participaram sexta-feira (18/05), na capital, de uma marcha a favor dos paramilitares.
De acordo com as autoridades do Haiti, 3% dos participantes dos grupos paramilitares são ex-soldados. O restante é formado por jovens que aderiram ao movimento. No grupo dos detidos há dois cidadãos norte-americanos, segundo o secretário da Segurança, Réginald Delva.
O porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos no Haiti, Jon Piechowski, confirmou a detenção dessas duas pessoas, sem dar maiores detalhes.
(*) com informações das agências Brasil e Lusa
NULL
NULL