Um grupo de prisioneiros, classificados como os “mais perigosos” chega em 11 de agosto de 1934 à Ilha de Alcatraz, um penhasco de 88 mil metros quadrados, distante 2,5 quilômetros da Baía de São Francisco, Califórnia. Os condenados – os primeiros presos civis a ser encarcerados na nova penitenciária de alta segurança – juntam-se às poucas dezenas de prisioneiros militares remanescentes dos dias da ilha como prisão militar.
Wikicommons
Vista da Ilha de Alcatraz, na Baía de São Francisco, na Califórnia
Alcatraz era um refúgio para as aves marinhas quando foi explorado pelo tenente espanhol Juan Manuel de Ayala em 1775. Fortificada pela Espanha, Alcatraz foi vendida aos Estados Unidos em 1849. Em 1854, lá se instalou o primeiro farol da costa da Califórnia. A partir de 1859, um destacamento do exército norte-americano a ocupou e em 1868 Alcatraz passou a ser usada como prisão militar. Além dos insubmissos, entre os prisioneiros constavam indígenas rebeldes, soldados que lutaram nas Filipinas e desertaram e civis chineses que resistiram ao exército norte-americano durante a Rebelião Boxer.
Em 1934, Alcatraz foi fortificada para ser uma penitenciária federal de alta segurança destinada a guardar os mais perigosos criminosos, especialmente aqueles com tendência para fuga. O primeiro embarque de prisioneiros civis chegou em 11 de agosto de 1934. Mais tarde naquele mesmo mês, entre outros condenados, chegava o gângster Al Capone. Em setembro, George “Metralhadora” Kelly, outro luminar do crime organizado, desembarcou.
Leia mais:
Hoje na História: Al Capone morre aos 48 anos
Hoje na História: Lei Seca é abolida após 13 anos de proibição ao álcool
Hoje na História: O massacre do Dia de São Valentim: Al Capone acerta contas com gangue rival
Nos anos 1940, um famoso prisioneiro era Richard Stroud, o “Homem Pássaro de Alcatraz.” Condenado por homicídio, Stroud escreveu um importante estudo sobre aves enquanto passava por confinamento solitário na prisão de Leavenworth, Kansas. Considerado extremamente perigoso devido ao assassinato em 1916 de um guarda em Leavenworth, foi transferido para Alcatraz em 1942. Nesta prisão não se permitiu que Stroud continuasse com sua pesquisa sobre aves.
Embora cerca de 30 reclusos tentassem, nenhum deles tinha conseguido evadir-se com vida do “Penhasco”. Acredita-se que diversos fugitivos tenham se afogado nas traiçoeiras águas da baía e jamais foram encontrados.
Imagens feitas dentro da prisão de segurança máxima:
Tentativas de fuga
A história da fuga em 1962 de três homens – Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin – inspirou o filme de 1979, Os Fugitivos de Alcatraz, estrelado por Clint Eastwood. Outro prisioneiro, John Giles, apanhou um barco de passeio em 1945, vestido com uniforme de soldado que havia roubado peça por peça, porém, foi questionado por um oficial desconfiado que o recambiou para Alcatraz. Um único homem, John Paul Scott, conseguiu alcançar o continente a nado, lá chegando exausto e com hipotermia, aos pés da Ponte Golden Gate. A polícia o encontrou inconsciente e em estado de choque.
Em 1963, o procurador-geral Robert Kennedy ordenou o fechamento de Alcatraz, devido ao alto custo de manutenção. Em março de 1964, um grupo de índios Sioux ocupou brevemente a ilha, mencionando um acordo de 1868 com os Sioux, que lhes permitia reivindicar qualquer “terra governamental desocupada”. Em novembro de 1969, um grupo de cerca de 100 estudantes e ativistas indígenas começou uma ocupação mais prolongada, lá permanecendo até que fossem obrigadas a abandoná-la à força em junho de 1971.
Em 1972, Alcatraz foi aberta ao público como parte da Área Nacional de Recreação Golden Gate, mantida pelo Serviço Nacional de Parques (NPS). Mais de um milhão de turistas visitam a Ilha de Alcatraz e a antiga prisão, anualmente.
Outros fatos marcantes da data:
11/08/1919 – Alemanha adota primeira constituição republicana
11/08/1973 – “Hip Hop” nasce numa festa de aniversário no Bronx, Nova York
11/08/1952 – Hussein assume o trono da Jordânia e reina até sua morte, em 1999
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL