Em uma das mais ferozes batalhas da Guerra da Coreia, travada em 26 de novembro de 1950, combatentes da China lançaram maciços contra-ataques contra as tropas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, dando fim às ilusões de que os EUA estariam na iminência de uma rápida vitória ou uma vitória conclusiva sobre o inimigo.
Wikicommons
Forças chinesas atravessam o rio Yalu em 19 de outubro de 1950
Quando os contra-ataques foram contidos, as tropas dos EUA e da Coréia do Sul já haviam sido obrigadas a se retirar do território norte-coreano. Nesse momento, a guerra se estabeleceeu em um frustrante e desgastante impasse que se estendeu pelos dois anos e meio seguintes até que um armistício foi celebrado entre as partes conflitantes.
Nas semanas que precederam os ataques chineses, as forças sul-coreanas e norte-americanas, sob o comando do general Douglas MacArthur, conseguiram penetrar profundamente no território norte-coreano, chegando perto da fronteira com a China. Pequim lançou advertências para que as mantivessem distância.
Então, em outubro de 1950, tropas do Exército de Libertação Popular começaram a cruzar a fronteira para prestar assistência ao aliado norte-coreano. O contingente chinês ascendeu a 300 mil no começo de novembro. Alguns confrontos sangrentos ocorreram entre o exército chinês e os exércitos norte-americano e sul-coreano, porém as tropas chinesas repentinamente desencadearam operações ofensivas de porte em 6 de novembro.
Leia mais:
Hoje na História: 1953 – Golpe no Irã depõe Mossadegh
Hoje na História: Primeiro contigente dos EUA desembarca no Vietnã
Hoje na História: James Dean, ícone da 'juventude transviada' morre em acidente de carro
Isto estimulou o comandante Douglas MacArthur, que sempre duvidou da capacidade militar das tropas chinesas, a planejar uma nova ofensiva maciça de Washington e Seul. Batizando alternativamente esta ofensiva de “Fim da Guerra” e “Natal em Casa”, o ataque começou efetivamente em 24 de novembro. A ofensiva encontrou quase imediatamente uma pesada resistência e em 26 de novembro os chineses lançaram contra-ataques destrutivos ao longo de 40 quilômetros de front. Por fim, as forças aliadas conseguiram deter o avanço das tropas chinesas levando a guerra a um impasse militar.
O maciço ataque chinês dissipou qualquer possibilidade de que os combatentes norte-americanos pudessem estar de volta as suas casas no Natal. Pelo contrário, aumentou a possibilidade de a guerra se espraiar para fora das fronteiras da península coreana, algo que os receosos estrategistas do Pentágono imaginaram que pudesse enredá-los numa longa guerra em terra e que ao final poderia escalar para uma confrontação nuclear com a União Soviética – e isto deveria ser a todo custo evitado.
Outros fatos marcantes da data:
26/11/1918 – Montenegro aprova a unificação com a Sérvia
26/11/1807 – Dom João decide-se pela transferência da corte para o Brasil
26/11/1987 – Passagem do furacão Nina pelas Filipinas deixa 380 mortos
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL