A indústria automobilística japonesa passa por um período de crise. A Honda anunciou hoje (10) que vai chamar 437.763 veículos de várias partes do mundo para substituir o sistema de acionamento dos airbags, um problema detectado há 16 meses e que já tinha obrigado a montadora a revisar outros 440 mil automóveis. Ontem (9), a Toyota – líder do mercado mundial – havia comunicado um recall de quase 400 mil veículos, sendo a maioria do modelo Prius, por conta de problemas nos freios. Desde setembro, a montadora já orientou o recall de 8,5 milhões de automóveis e viu suas vendas caírem 16%.
Justin Lane/EFE
Modelos Prius enfileirados em concessionária de Woodridge, Nova Jersey, EUA
O vice-presidente de vendas da Honda American (EUA), John Mendel, citado pela agência Dow Jones, disse que a decisão da companhia foi motivada em parte pela atual preocupação acerca das questões de segurança levantadas pelos recentes recalls da Toyota.
A Honda – sétima colocada no ranking de vendas mundiais – informou que serão revisados 378.758 carros nos Estados Unidos. Na manhã de ontem, no Japão, foi confirmado que serão convocados os donos de 4.042 veículos, 41.685 no Canadá e 13.278 em outras partes do mundo. O problema do airbag, do lado do motorista, faz com que o dispositivo seja ativado com muita pressão, provocando seu rompimento. A ruptura durante um acidente pode causar graves lesões ou até mesmo a morte do motorista, segundo a companhia.
A empresa disse que até este mês tinha sido informada de 12 incidentes relacionados com o defeito, embora nenhum tenha acontecido desde julho de 2009, quando a companhia realizou o primeiro recall para corrigir o problema.
“Chegamos à conclusão de que não podemos estar totalmente seguros que o sistema de acionamento do airbag do motorista nos veículos acrescentados a este recall terá rendimento adequado”, informou a Honda em comunicado.
A montadora teve uma queda de 5% nas vendas somente nos EUA no mês passado.
Toyota
Com o recall de ontem da Toyota, já passa de 8,5 milhões o número de veículos da montadora que têm de passar por reparos desde setembro. Pelo menos 19 pessoas morreram em acidentes com carros da companhia ano passado. A montadora agora é questionada por políticos japoneses e órgãos reguladores, que querem saber se a montadora agiu suficientemente rápido para responder aos relatos de problemas com aceleração súbita em alguns veículos.
Em Tóquio, o presidente da empresa, Akio Toyoda, concedeu uma entrevista para se desculpar. “Peço desculpas pela preocupação e a inconveniência que causamos aos nossos clientes. Vamos redobrar o nosso compromisso com a qualidade. Juntos, faremos de tudo para reconquistar a confiança dos nossos clientes”, disse Toyoda, citado pela agência Reuters.
A montadora japonesa já previa perdas de dois bilhões de dólares (3,7 bilhões de reais) por causa do primeiro recall do ano. Desde o dia 21 de janeiro, quando o primeiro recall começou, a Toyota já perdeu 31 bilhões de dólares (58 bilhões de reais) em valor no mercado. A cotação de suas ações caiu 19%.
Etapas
Em 2008, uma primeira etapa do recall da Honda cobriu menos de 4 mil veículos nos EUA. Em junho de 2009, o número foi ampliado para 443 mil veículos. No total, incluindo veículos vendidos fora dos EUA, a Honda fez o recall de cerca de 510 mil veículos em todo o mundo para o conserto do defeito no airbag, desde julho de 2009.
Os sistemas afetados são encontrados basicamente nos modelos Accord, Civic, Odyssey, CR-VS e alguns modelos Acura, fabricados nos anos de 2001 e 2002.
Brasil
A Honda anunciou um recall do modelo Honda Fit no Brasil. Proprietários de 186.902 veículos terão de comparecer às concessionárias para a aplicação de uma proteção adicional no interruptor principal de comando dos vidros elétricos.
A convocação aconteceu depois que uma criança morreu quando o carro em que estava pegou fogo no ano passado. Na sexta passada, a Honda anunciou que participariam do recall 646 mil veículos dos modelos Fit/Jazz e City em todo o mundo.
A Honda afirmou em comunicado que recomenda que os clientes agendem previamente o atendimento. Informações adicionais poderão ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800-701-3432 ou na internet, no endereço www.honda.com.br
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