A presidente de Honduras, Xiomara Castro, anunciou nesta terça-feira (14/03) que o país está negociando a abertura de canais diplomáticos oficiais com a China.
A mandatária centro-americana afirmou que o chanceler Eduardo Reina está trabalhando diretamente com representantes de Pequim para a criação de embaixadas em Pequim e Tegucigalpa.
“A abertura de relações oficiais com a República Popular da China é uma mostra de minha determinação em cumprir com o plano de governo e expandir as fronteiras com liberdade e em conjunto com as nações do mundo”, acrescentou Xiomara.
Com esta medida, Honduras será a quinta nação da América Central que decidiu estabelecer relações diplomáticas com Pequim desde 2010. Os demais países dessa lista são Panamá, Nicarágua, El Salvador e República Dominicana.
Twitter / Xiomara Castro
Xiomara Castro quer que Honduras se aproxime mais dos países da Ásia e da África
Xiomara também frisou que a abertura de relações com a China é um primeiro passo do plano de buscar novas parcerias comerciais, especialmente na Ásia e na África.
“Procuraremos estabelecer as relações diplomáticas mais cordiais e amistosas com as comunidades dos países asiáticos e também dos africanos que queiram interagir conosco”, completou a presidente hondurenha.
He instruido al Canciller Eduardo Reina, para que gestione la apertura de relaciones oficiales con la República Popular China, como muestra de mi determinación para cumplir el Plan de Gobierno y expandir las fronteras con libertad en el concierto de las naciones del mundo.
— Xiomara Castro de Zelaya (@XiomaraCastroZ) March 14, 2023