O partido do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, derrotou solidamente a oposição nas eleições legislativas realizadas em três dos principais estados centrais do país, de acordo com os resultados anunciados no domingo (03/12), meses antes das eleições nacionais no país.
As vitórias em três dos cinco estados que votaram em novembro fortalecem o partido de direita BJP (Partido Bharatiya Janata) e Modi, ainda muito popular após 10 anos no poder e favorito para conquistar um terceiro mandato consecutivo no próximo ano.
O BJP arrancou o controle dos estados de Chhattisgarh e Rajasthan da oposição e manteve Madhya Pradesh.
Os resultados são vistos como um novo revés para Rahul Gandhi, de 53 anos, líder do Congresso Nacional Indiano, de centro-esquerda, o principal partido da oposição, que liderou uma campanha agressiva contra Modi.
PMO India/Twitter
“A vitória de hoje é histórica”, disse Narendra Modi no seu discurso de vitória na sede do BJP em Nova Deli
O pai, a avó e o bisavô de Gandhi foram primeiros-ministros e dominaram o cenário político da Índia durante décadas. No entanto, o Partido do Congresso, perdeu as duas últimas eleições nacionais, em 2014 e 2019, em derrotas históricas para o BJP.
O Congresso, no entanto, venceu no estado de Telangana, no sul, contra um partido regional, enquanto os votos num pequeno estado do nordeste da Índia, Mizoram, serão contados na segunda-feira (04/12).
“A vitória de hoje é histórica”, disse Narendra Modi no seu discurso de vitória na sede do BJP em Nova Deli, agradecendo “ao povo pelo seu apoio”, graças à “nossa política de bom governo e desenvolvimento da Índia”.