A justiça holandesa condenou nesta quarta-feira (20/06) a gigante do segmento de informática Apple a indenizar sua concorrente, a Sansung, por violação de patentes no país europeu.
As duas companhias estão processando uma a outra em dezenas de países há anos, desde que a demanda global por smartphones e tablets se intensificou. A apple acusa a Samsung de plagiar seus modelos iPhone e iPad para fabricar aparelhos com o software andróide do Google. Por sua vez, a empresa sul-coreana se defende, alegando que é sua concorrente que infringe patentes.
WikiCommons
NULL
NULL
Os juízes holandeses concluíram que a Apple aplicou em seus tablets instrumentos de conexão a internet reservados aos produtos fabricados pela Samsung. A violação foi registrada nos iPhones 3G, 3GS e 4, bem como nos iPads 1 e 2, vendidos na Holanda.
De acordo com a sentença, a Apple tinha consciência dessas infrações pelo menos desde agosto de 2010. Consultada pela agência Reuters, uma porta-voz da Samsung não soube informar se a sentença possuiria implicações na concorrência de sua empresa com a Apple fora da Holanda. Ela também não precisou qual o valor indenizatório será exigido pela Samsung.
A Apple não se manifestou sobre a decisão até o momento. A Samsung havia protocolado outras três queixas de plágio, mas, após avalia-las, a Justiça holandesa rejeitou o mérito.
Os atritos entre Apple e Samsung não são recentes. Se, por um lado, os smartphones e tablets da Samsung carregam o software andróide do Google e competem diretamente com itens como Ipad e Iphone, por outro, a fabricante sul-coreana é também fornecedora de componentes eletrônicos presentes em diversos produtos da Apple.