O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, Xiomara Castro e Luis Zelaya venceram neste domingo (12/03) as eleições primárias e confirmaram suas candidaturas à presidência nas eleições em 26 de novembro deste ano.
O mandatário Juan Orlando tentará se reeleger após vencer o candidato Roberto Ramón Castillo, ao conseguir 92,2% dos 102 mil votos do Partido Nacional. Segundo a Prensa Latina, A reeleição foi aprovada pela Justiça hondurenha em 2015, apesar de ter sido utilizada como argumento para depor o ex-presidente Manuel Zelaya, que em 2009 tentou aprovar uma consulta popular para permitir a reeleição no país.
“Hoje ganhamos de maneira contundente, clara, de maneira que ninguém discute, ganhamos de forma esmagadora”, disse Hernández, de 48 anos, em um discurso em um hotel em Tegucigalpa após a divulgação dos resultados.
Agência Efe
Presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, venceu eleições primárias e tentará reeleição em novembro
NULL
NULL
Xiomara Castro, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya, concorrerá pelo Partido Libre (Liberdade e Refundação), principal oposição de esquerda, após vencer Nelson Ávila e Rasel Tomé com 94% dos votos, de um total de 45 mil votantes.
Por sua vez, o candidato do Partido Liberal, de direita, será Luis Zelaya, nome de fora da classe política tradicional que, com 56,7% dos 67.338 votos, superou a candidata Gabriela Núñez, que ficou com 34% dos votos, Enrique Ortez, José Martel e Carlos Montoya.
“O povo hondurenho atuou com civismo”, declarou o presidente do Tribunal Supremo Eleitoral, Erick Rodríguez, ao apresentar o relatório inicial da votação.
Além de presidente e vice-presidente, os hondurenhos também votarão em novembro em para escolher 298 prefeitos, 128 deputados para o Parlamento loacl e 20 para o Parlamento Centro-americano. Sete partidos com participação no Parlamento hondurenho participarão das eleições gerais.