Quinta-feira, 10 de julho de 2025
APOIE
Menu


O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, Xiomara Castro e Luis Zelaya venceram neste domingo (12/03) as eleições primárias e confirmaram suas candidaturas à presidência nas eleições em 26 de novembro deste ano.

O mandatário Juan Orlando tentará se reeleger após vencer o candidato Roberto Ramón Castillo, ao conseguir 92,2% dos 102 mil votos do Partido Nacional. Segundo a Prensa Latina,  A reeleição foi aprovada pela Justiça hondurenha em 2015, apesar de ter sido utilizada como argumento para depor o ex-presidente Manuel Zelaya, que em 2009 tentou aprovar uma consulta popular para permitir a reeleição no país.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“Hoje ganhamos de maneira contundente, clara, de maneira que ninguém discute, ganhamos de forma esmagadora”, disse Hernández, de 48 anos, em um discurso em um hotel em Tegucigalpa após a divulgação dos resultados.

Agência Efe

Presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, venceu eleições primárias e tentará reeleição em novembro

Eleições gerais acontecem em 26 de novembro; presidente Juan Orlando tentará reeleição após vitória com 92,2% dos votos do Partido Nacional

NULL

NULL

Xiomara Castro, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya, concorrerá pelo Partido Libre (Liberdade e Refundação), principal oposição de esquerda, após vencer Nelson Ávila e Rasel Tomé com 94% dos votos, de um total de 45 mil votantes.

Por sua vez, o candidato do Partido Liberal, de direita, será Luis Zelaya, nome de fora da classe política tradicional que, com 56,7% dos 67.338 votos, superou a candidata Gabriela Núñez, que ficou com 34% dos votos, Enrique Ortez, José Martel e Carlos Montoya.

“O povo hondurenho atuou com civismo”, declarou o presidente do Tribunal Supremo Eleitoral, Erick Rodríguez, ao apresentar o relatório inicial da votação.

Além de presidente e vice-presidente, os hondurenhos também votarão em novembro em para escolher 298 prefeitos, 128 deputados para o Parlamento loacl e 20 para o Parlamento Centro-americano. Sete partidos com participação no Parlamento hondurenho participarão das eleições gerais.