Dez anos depois do levante social de 2013, estudiosos e agentes políticos trabalharam para entender a rebelião que marcou o país. “É possível traçar um diagnóstico daquele momento? As manifestações foram uma explosão popular autônoma? É possível afirmar que Junho de 2013 contribuiu para o aumento e consolidação da extrema direita nas esferas de poder do país?”, todas essas são perguntas que guiaram a obra A rebelião fantasma: 10 anos de junho de 2013 (Editora Boitempo).
O livro entende que a rebelião de 2013 “chegou sem aviso prévio”. Durante o primeiro governo Dilma Rousseff, “a economia emitia sinais de prosperidade, com taxa de crescimento, mas gigantescas multidões tomaram as ruas das principais cidades e o que havia começado como um movimento contra o aumento das passagens de ônibus se transformou em uma insurgência que sacudiria a vida política do país”, afirma a editora responsável pelo livro-coletânea.
Com prólogo escrito pela ex-presidente Dilma Rousseff, a obra organizada pelo jornalista e fundador de Opera Mundi, Breno Altman, e a socióloga Maria Carlotto, reúne nove artigos e ensaios visuais. Também traz contribuições de Camila Rocha, Jones Manoel, Lucas Monteiro, Mateus Mendes, Paula Nunes, Raquel Rolnik, Roberto Andrés e Vladimir Safatle.
De acordo com a Boitempo, a lançamento da coletânea conta com uma série de lives e debates presenciais em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Blog da Boitempo
Debate com Breno Altman acontece nesta sexta-feira (16/06) em São Paulo
Serviço
São Paulo
16/06, sexta-feira, às 19h
Debate com Breno Altman, Camila Rocha, Lucas Monteiro, Maria Caramez Carlotto, Paula Nunes e Raquel Rolnik.
Livraria Tapera Taperá
Av. São Luís, 187 – 2º andar, loja 29 – República
Rio de Janeiro
19/06, segunda-feira, às 17h
Debate com Breno Altman e Mateus Mendes
Livraria Leonardo da Vinci
Marquês do Herval – Av. Rio Branco, 185 – subsolo 1 – Centro
Recife
22/06, quinta-feira, às 18h
Debate com Jones Manoel e Heribaldo Maia
Livraria Jaqueira
R. Antenor Navarro, 138 – Jaqueira