O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou por telefone nesta quinta-feira (27/07), com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, com quem falou sobre as relações entre a União Europeia (UE) e a América Latina, e também das recentes eleições no país europeu.
“Conversei com o presidente da Espanha, meu amigo, Pedro Sánchez, sobre as eleições da Espanha, as relações entre o Brasil, a América Latina e a União Europeia após a Cúpula em Bruxelas e a importância da preservação do meio ambiente e combate às mudanças climáticas”, escreveu Lula nas redes sociais.
Lula e Sánchez se reuniram na semana passada em Bruxelas, à margem da Cúpula entre a UE e a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), para analisar a evolução das negociações para o acordo UE-Mercosul.
He conversado con el presidente de Brasil, mi amigo @LulaOficial, sobre la reciente cumbre UE-CELAC y el impulso decidido a la asociación estratégica entre Europa y América Latina.
Una alianza que fortalecerá nuestras economías y logrará más prosperidad para nuestras sociedades.
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) July 27, 2023
O mandatário brasileiro é o atual presidente temporário do Mercosul, e Sánchez comanda a UE neste semestre.
Flickr/Palácio do Planalto
Lula o atual presidente temporário do Mercosul, e Sánchez comanda a UE neste semestre
O petista tem manifestado sua expectativa em poder concluir o pacto até o fim deste ano, mas questionou um documento apresentado recentemente pela UE sobre sanções em caso de descumprimento de metas ambientais.
Por outro lado, Lula tinha desejado sorte a Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) progressista, para os comícios espanhóis do domingo passado (23/07), onde a força mais votada foi o conservador Partido Popular (PP).
No entanto, o PSOE, de Sánchez, fez uma eleição melhor do que projetavam as pesquisas e não se descarta uma possível formação de governo.
(*) Com Ansa