Quinta-feira, 12 de junho de 2025
APOIE
Menu

A final da Copa do Mundo do Catar foi tema de uma tweet do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no qual ele citou os dois mandatários dos países que disputarão essa decisão: o argentino Alberto Fernández e o francês Emmanuel Macron.

Horas depois de a equipe europeia vencer a segunda semifinal, ainda na noite desta terça-feira (14/12), Lula escreveu em suas redes sociais: “Boa sorte no domingo, amigos Fernández e Macron”. Ao lado do texto, as bandeiras de Argentina e França, indicando as seleções que disputarão o título.

A mensagem foi respondida, primeiro, pelo presidente francês. Já na manhã desta quarta, Macron começou seu tweet agradecendo a Lula pelo gesto, e logo se dirigiu ao colega argentino: “Caro Fernández, um nós terá mais sorte, no domingo saberem qual. Com toda a amizade… Allez les Bleus!”.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O mandatário argentino se manifestou pouco tempo depois: “Querido amigo Macron, guardo por você um enorme afeto e lhe desejo o melhor para o futuro. Menos no domingo. Argentina é o meu maravilhoso país, e representa a América Latina. ¡Vamos la Celeste y Blanca!”

Argentina e França se enfrentarão no próximo domingo, para decidir quem será o novo tricampeão mundial de futebol

Ricardo Stuckert

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, torcendo durante a Copa do Mundo do Catar

Argentina e França se enfrentarão no próximo domingo, às 12h, no Estádio Lusail, no Catar, no encerramento da 22ª edição da Copa do Mundo.

A França é a atual campeã, já que venceu a Copa da Rússia, em 2018, e luta para ser o terceiro time a conquistar o troféu em torneios consecutivos – como a Itália em 1934 e 1938, e o Brasil em 1958 e 1962.

Já a Argentina, que foi eliminada do Mundial anterior por essa mesma França, nas oitavas de final, busca a vingança dela derrota e a recuperação de um título que o país não conquista há 36 anos, desde 1986.

Tanto a Argentina quanto a França possuem dois títulos de Copa do Mundo cada uma. Portanto, o vencedor deste domingo também será o mais novo tricampeão mundial.

Além disso, a partida marcará o duelo entre os craques Lionel Messi, da Argentina, Kylian Mbappé, da França. Ambos disputam, além o prêmio de craque do torneio, o de artilheiro da competição, já que estão empatados no momento com cinco gols cada um – embora essa segunda premiação também possa ser alcançada pelos atacantes Julian Álvarez [Argentina] e Olivier Giroud [França], que têm quatro gols cada.