Atualização às 12h30
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, expressou “solidariedade” à Turquia e Síria após o terremoto que matou mais de 1,8 mil pessoas nesta segunda-feira (06/02).
“Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude”, afirmou o petista por meio das redes sociais.
Olhamos com preocupação para as notícias vindas da Turquia e Síria, após terremoto de grande magnitude. O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia.
— Lula (@LulaOficial) February 6, 2023
“O Brasil manifesta sua solidariedade com os povos dos dois países, com as famílias das vítimas e todos que perderam suas casas nessa tragédia”, acrescentou.
Twitter/Lula – Foto de Ricardo Stuckert
Governo brasileiro também afirmou que está "providenciando" ajuda humanitária à Turquia e Síria
Itamaraty prepara ajuda humanitária
O governo brasileiro também afirmou que está “providenciando” ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto.
“O Governo brasileiro acompanha, com grande preocupação, as informações sobre o devastador terremoto ocorrido na Turquia e na Síria na manhã de hoje, que também afetou outros países da região”, diz um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
“Por meio da Agência Brasileira de Cooperação e em coordenação com os países das áreas atingidas, o governo brasileiro está providenciando formas de oferecer ajuda humanitária às populações afetadas pelo terremoto”, acrescentou o Itamaraty.
De acordo com a nota, não há notícia sobre brasileiros mortos ou feridos no desastre.
O terremoto de magnitude 7.8 na escala Richter ocorreu às 4h17 da madrugada (horário local), com epicentro perto da cidade turca de Gaziantep, quase na fronteira síria. Cerca de nove horas depois, uma réplica de 7.5 foi registrada a cerca de quatro quilômetros de Ekinozu.
(*) Com Ansa