O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu nesta quinta-feira (05/10) que “a Polícia Federal, sob determinação do ministro da Justiça, Flávio Dino, está acompanhando” a execução de três médicos no Rio de Janeiro, entre eles o irmão da deputada Sâmia Bomfim do PSOL (SP), Diego Ralf Bomfim, de 35 anos.
O mandatário também prestou solidariedade aos familiares das outras vítimas, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida, que estavam no quiosque localizado na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, após um Congresso Internacional de Ortopedia, quando indivíduos armados desembarcaram de um veículo e atiraram contra o local.
Câmeras de segurança registraram o momento, evidenciando a ação dos atiradores. Após o incidente, Diego foi prontamente encaminhado ao Hospital Lourenço Jorge, mas não sobreviveu aos ferimentos.
Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. As vítimas estavam na cidade para um Congresso Internacional de…
— Lula (@LulaOficial) October 5, 2023
Dino reiterou o anúncio do presidente, afirmando a ordem que deu à PF de acompanhar as investigações sobre as execuções.
Vítimas foram prontamente encaminhadas ao Hospital Lourenço Jorge, mas não sobreviveram aos ferimentos
“Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à deputada Sâmia, ao deputado Glauber [companheiro de Sâmia] e familiares”, escreveu Dino.
Sobre a execução dos médicos, conversei agora com o governador do Rio, Cláudio Castro. Polícia Civil já realizando diligências investigatórias. Polícia Federal também. Secretário Executivo do MJ, Ricardo Cappelli, irá ao Rio e reunirá com a direção da PF e com o governo do…
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) October 5, 2023
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) comunicou por meio das redes sociais que recebe “com indignação a notícia do brutal assassinato de 3 médicos no RJ, entre eles o irmão da deputada Sâmia Bomfim”.
“Dedicaremos todos nossos esforços a exigir a identificação dos responsáveis. Nossa solidariedade à Sâmia, familiares e amigos”, completou o informe.
(*) Com Brasil 247