O presidente da Bolívia, Luis Arce, chegou esta quinta-feira (20/04) a Caracas, onde deverá se reunir com seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro. Esta é a sua terceira visita ao país desde que assumiu o governo do seu país, em novembro de 2020.
O encontro entre Arce e Maduro acontece no âmbito da terceira Comissão Mista de Integração, realizada entre os dois países, cujo informe final resultou em doze acordos que serão assinados pelos mandatários durante reunião bilateral.
Em suas redes sociais, Arce afirma que sua presença na Venezuela visa “selar importantes acordos de cooperação mútua em benefício de ambos os povos”.
Os tratados contemplam temas relacionados ao comércio bilateral, cooperação energética, saúde, educação e intercâmbio cultural, entre outros temas que envolvem alianças futuras entre os dois países.
Ministério de Relações Exteriores da Venezuela
Luis Arce visitou Panteão Nacional da Venezuela, antes de encontro com seu homólogo Nicolás Maduro
Também se espera que Arce e Maduro publiquem, ainda nesta quinta, um comunicado conjunto explicando o teor dos acordos assinados nesta reunião.
Chanceler chegou antes
Ao chegar no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, Arce foi recebido pelo chanceler da Venezuela, Yván Gil, e também pelo do seu próprio país: Rogelio Mayta.
O ministro de Relações Exteriores da Bolívia havia chegado a Caracas dois dias antas, para participar de reunião com Sergei Lavrov, chefe da diplomacia russa, que visitou a Venezuela no início da semana, e recebeu dele um convite endereçado a Arce, para que este viaje a Moscou e se reúna com o presidente Vladimir Putin.
Antes do encontro com Maduro, Arce também visitou o Panteão Nacional da Venezuela, onde deixou uma oferenda floral ao libertador Simón Bolívar.