Atualizada às 14h43
Após dois acidentes aéreos que resultaram na morte de 537 passageiros só neste ano, a Malaysia Airlines mudou o nome de uma promoção de venda de passagens pela referência “inapropriada” à morte nesta quarta-feira (03/09).
Tratava-se de uma campanha de marketing que perguntava aos clientes que lugares eles gostariam de conhecer em sua “bucket list”. Em inglês, o termo significa a lista de coisas que uma pessoa gostaria de fazer antes de morrer.
Efe
Para tentar evitar o prejuízo, a companhia aérea vem reduzindo preços nas rotas que opera e fazendo ofertas para atrair clientes
Ao responder, os viajantes com os comentários mais criativos poderiam concorrer a passagens gratuitas de ida e volta para a Malásia da Austrália e da Nova Zelândia. Após enfrentar acusações de que o título original da competição seria de mau gosto, a companhia renomeou o concurso para “ganhe um iPad ou um voo da Malaysia Airlines para a Malásia”.
“A Malaysia Airlines retirou o título do concurso na Austrália e na Nova Zelândia, já que é considerado inadequado neste momento”, declarou o grupo em comunicado. “A competição tinha sido anteriormente aprovada já que é uma expressão comum usada em ambos os países. A companhia valoriza e respeita os sentimentos do público e de forma alguma pretende ofender qualquer uma das partes”, acrescentou.
Malaysia Airlines “My Ultimate Bucket List”, cause if there r things to do before you die, MA is the best way to fly pic.twitter.com/nDejYoEHlo
— Rob Stanley (@rjastanley) 2 setembro 2014
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Prejuízo e crise
Estudos e estimativas apontam para um prejuízo milionário aos cofres da companhia a cada dia de operação. “A empresa de aviação do sudeste asiático queima diariamente quase US$ 2,16 milhões de suas reservas [R$ 4,92 milhões]”, aponta o professor Oliver McGee, da Howard University, nos EUA. No fim das contas, o prejuízo diário da companhia acaba sendo, segundo McGee, de R$ 3,64 milhões.
Na semana passada, a operadora anunciou que vai cortar 6.000 empregos. Para tentar evitar o prejuízo, a companhia aérea vem reduzindo preços nas rotas que opera e fazendo ofertas. No entanto, diversos usuários da companhia aérea têm recorrido às redes sociais para postar fotos em que as aeronaves e salas de embarque da Malaysia Airlines aparecem quase desertas.
No dia 8 de março, o voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu enquanto percorria a rota de Kuala Lumpur até Pequim, com 12 tripulantes e 227 passageiros a bordo. Algum tempo depois, em 17 de julho, o voo MH17 foi abatido enquanto sobrevoava o espaço aéreo ucraniano.