O fim da apuração das eleições no Uruguai, realizadas neste domingo (27/10), confirmaram a tendência apontada pelas pesquisas de boca de urna, que indicavam um segundo turno entre o candidato da Frente Ampla (esquerda), Daniel Martínez, e o opositor Luis Lacalle Pou, do direitista Partido Nacional.
Com 100% das urnas apuradas, Martínez obteve 39,2% dos votos; Lacalle Pou, 28,6%; Ernesto Talvi (Partido Colorado, tradicional no Uruguai), 12,3%; o militar Guido Manini, que era comandante-chefe do Exército e foi demitido pelo presidente Tabaré Vázquez, 10,9%. Os outros candidatos, somados, atingiram 5,5%.
Logo depois da divulgação das pesquisas de boca de urna, Martínez pediu “consciência” para a população escolher o mais preparado para governar o país.
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
“Cada um, com sua consciência, terá que avaliar quem são as pessoas melhor preparadas”, disse. Segundo Martínez, o partido governista já iniciou “o caminho do diálogo”. “Não para fazer a velha política de fazer alianças com base na divisão de cargos, mas sim com base em ideias”, afirmou.
O segundo turno está previsto para acontecer no dia 24 de novembro.
Reprodução
Daniel Martínez e Luis Lacalle Pou vão disputar 2º turno no Uruguai
Mujica
O ex-presidente José Mujica, que governou o país entre 2010 e 2015, voltou ao Senado do país, após ter anunciado sua aposentadoria. A esposa de Mujica, a atual vice-presidente Lucía Topolansky, também foi eleita como senadora.
Pouco antes de votar neste domingo, Mujica disse que estava vivendo a jornada eleitoral “com tranquilidade”. “É uma decisão cívica importante, que, quando a temos, não a valorizamos. Quando a perdemos, não damos valor”, afirmou.