O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, reuniu-se com o vice-presidente da Bolívia, David Choquehuanca, e com seu homólogo boliviano, Rogelio Mayta, em La Paz, nesta quinta-feira (04/05), para “tratar do processo de retomada do relacionamento bilateral”, segundo o Itamaraty.
A chancelaria brasileira ainda declarou que Vieira e Mayta trataram de “temas de comércio, integração energética, infraestrutura física e cooperação em matéria de defesa e de segurança”.
Segundo declaração do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a Bolívia, país que compartilha maior fronteira terrestre com o Brasil, é um “sócio estratégico na área energética, com destaque para o comércio de gás natural e o potencial da cooperação em hidroeletricidade”.
Também informando dados sobre a comércio bilateral entre os dois países, a declaração aponta “franca recuperação em relação aos níveis pré-pandemia”, apontando que no ano de 2022, houve um aumento de 26,7%, no valor dos US$ 3,6 bilhões.
Twitter/Vicepresidencia de Bolivia
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, cumprimentando vice-presidente da Bolívia, Jilata David Choquehuanca
Além disso, Bolívia e Brasil conversaram sobre “perspectivas de cooperação” para a América do Sul, em especial, sobre a Amazônia. Neste assunto, Vieira convidou as autoridades bolivianas para a Cúpula dos Países-Membros da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica).
“Nesse marco, Choquehuanca mencionou a importância de proteger a mãe terra, os bosques e a Amazônia, sugerindo a criação de uma instância de participação dos povos indígenas no interior da OTCA, assim como a importância de subir o nível de participação dos governos na organização”, informou nota da vice-presidência da Bolívia.
NOTA | Vicepresidente Choquehuanca se reúne con el Ministro de Relaciones Exteriores de Brasil Mauro Vieira
Leer nota completa ▶️ https://t.co/5Uj5X0M7Lb pic.twitter.com/34tjN9VMvw— Vicepresidencia de Bolivia (@VPEP_Bol) May 4, 2023
O documento ainda abordou que as autoridades conversaram sobre o “ingresso pleno” da Bolívia no Mercosul, que está em processo de adesão e faz parte dos Estados-Associados do bloco.
Durante a visita à Bolívia, Vieira ainda entregou uma carta endereçada ao presidente do país vizinho, Luís Arce, um convite do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para a Reunião de Presidentes de Países da América do Sul. O evento devem ocorrer em 30 de maio, em Brasília.