Uma das mais de 200 meninas sequestradas pelo grupo extremista Boko Haram há dois anos foi encontrada em uma floresta ao norte da Nigéria, informou Manasseh Allen, porta-voz da Comunidade de Chibok, cidade de onde as garotas foram sequestradas.
A adolescente, Amina, foi achada com um bebê de poucos meses por um membro do grupo de vigilância civil nas margens da floresta de Sambisa, principal refúgio dos islamitas nigerianos.
Agência Efe/Arquivo
População nigeriana foi às ruas após sequestro das 276 meninas pedindo seu resgate
Ela foi levada para que sua mãe e o vice-diretor da escola de Chibok, da qual foi sequestrada em abril de 2014, a reconhecessem. Ambos confirmaram sua identidade.
NULL
NULL
Amina é uma das 276 adolescentes que foram sequestradas durante a madrugada de 14 de abril de 2014 enquanto dormiam na escola como represália por frequentar aulas comuns. O Boko Haram considera que receber uma educação fora das escolas islâmicas é uma traição aos valores do Islã.
Atualmente, ainda estão desaparecidas 218 meninas.
Organizações internacionais calculam que o Boko Haram tem em seu poder milhares de mulheres e garotas, mas nenhuma delas ganhou tanta repercussão como as de Chibok, cujo sequestro deu origem à campanha “Bring our girls back” (Tragam nossas meninas de volta, em tradução livre).
Nos mais de seis anos desde que o conflito com o grupo começou no país, o Boko Haram assassinou mais de 12 mil pessoas, segundo estimativas governamentais, e obrigaram mais de 2,5 milhões de pessoas a fugir de suas casas.
*com Agência Efe