Através de um comunicado conjunto difundido nesta quarta-feira (08/03), representantes do Mercosul e da União Europeia anunciaram a criação de um cronograma de trabalho para acelerar o processo que busca finalizar o acordo comercial entre os dois blocos.
O cronograma foi o resultado de dois dias de reuniões realizadas em Buenos Aires, capital da Argentina, entre delegados europeus e sul-americanos.
“As conversas giraram em torno das três dimensões do desenvolvimento sustentável [econômica, social e ambiental] como marco para o aprofundamento da associação entre as duas regiões”, afirma o comunicado.
A nota acrescenta que “diante do novo cenário político e econômico global, conscientes da importância estratégica do relacionamento entre as regiões, ambas as delegações concordaram com a importância de intensificar o diálogo para chegar a um acordo mutuamente benéfico e equilibrado”.
Flickr
Mercosul e União Europeia tentam finalizar um acordo comercial que vem sendo negociado desde 1999
Em entrevista à agência argentina Télam, o embaixador da União Europeia na Argentina, Amador Sánchez Ric, afirmou que “a rodada de negociações com os quatro membros do Mercosul teve o objetivo de avançar de maneira firme para fazer o acordo uma realidade”.
Mercosul e União Europeia vêm negociando a possibilidade de um tratado de livre comércio desde 1999. Em 2019, chegou a ser assinado um documento, mas a concretização do acordo carecia da aprovação dos parlamentos dos países envolvidos.
Além disso, a União Europeia decidiu travar a finalização do acordo naquele então, devido aos problemas ambientais produzidos durante o governo de Jair Bolsonaro no Brasil, o que contrariava uma das exigências dos europeus para aprovar o pacto.
(*) Com ANSA