O furacão Patricia, que atingiu o nível máximo na escala Saffir-Simpson, chegou ao México nesta sexta-feira (23/10), por volta das 17h locais (20h no horário de Brasília). Trata-se do fenômeno meteorológico mais intenso já registrado no país. O Comitê Nacional de Emergências do México alertou que os ventos podem chegar a 325 km/h.
O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, declarou no Twitter que o Patricia é “o furacão mais perigoso já registrado no mundo”. Em outros tuítes, ele alertou para a importância de a população se precaver e afirmou que seu governo está se preparando para a passagem do furacão.
De acuerdo con la última información de @Conagua_MX, el #HuracánPatricia es el más peligroso que se haya registrado en el mundo.
— Enrique Peña Nieto (@EPN) 23 outubro 2015
EFE
Imagem de satélite dá a dimensão do tamanho do furacão Patricia, que atingiu o nível 5 (máximo) na escala de Siffer-Simpson
NULL
NULL
Na rota do furacão estão os Estados de Jalisco, Colima, Michoacán, Guerrerro e Nayarit, no oeste do país.
O presidente dos EUA, Barack Obama, postou em sua conta pessoal do Twitter a seguinte mensagem: “Nossos pensamentos estão com o povo mexicano enquanto eles se preparam para a chegada do furacão Patricia. Especialistas de desastre da USAID [agência norte-americana de ajuda internacional] estão no local e prontos para ajudar”. Também no Twitter, Peña Nieto agradeceu a “solidariedade” de Obama.
Our thoughts are with the Mexican people as they brace for Hurricane Patricia. USAID disaster experts are on the ground and ready to help.
— President Obama (@POTUS) 23 outubro 2015
EFE
Moradores de Jalisco buscam se precaver contra os efeitos do furacão Patricia