Um total de 1.800 policiais federais foram enviados neste sábado (09/07) para reforçar o combate ao crime organizado no estado de Michoacán, onde operam principalmente os cartéis La Familia e Los Caballeros Templarios, informou a Secretaria de Segurança Pública do México (SSP).
O órgão indicou que o envio de reforços da Polícia Federal faz parte de uma operação para combater as quadrilhas de narcotraficantes, em coordenação com o Exército mexicano e a Secretaria da Marinha do México.
Leia mais:
Fontes de sangue: mexicanos tingem monumentos de vermelho em alerta contra a violência
Violência no México fez mais de dez mil mortos apenas em 2010, segundo jornal
Repórteres mexicanos vivem como correspondentes de guerra, diz fotojornalista premiado
Encarceradas por abortar: mexicanas cumprem penas de até 30 anos em Guanajuato
Além dos agentes, a SSP desdobrará em Michoacán, no oeste do México, 170 veículos, entre eles unidades blindadas, 15 ambulâncias e quatro helicópteros (MIM e Black Hawk).
Os Black Hawk “proporcionam vantagens operativas com a mais avançada tecnologia, controles automatizados e um amplo rendimento nas condições mais extremas, capazes de suportar mais de quatro toneladas de peso, e sistema infravermelho de busca avançada”, explicou o organismo.
Por outro lado, a SSP indicou em um relatório divulgado neste sábado que, de 2008 a 7 de julho de 2011, a Polícia Federal deteve 729 pessoas vinculadas com La Familia e Los Caballeros Templarios, esta última organização uma cisão da primeira.
De acordo com a Secretaria, 539 dos presos estão ligados principalmente ao tráfico de drogas e 190 foram detidos por sequestro e extorsão.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL