O ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, informou nesta quarta-feira (12/06) que o país instalou mesas de trabalho com os governos da Guatemala, Honduras e El Salvador, para que seja estabelecido um plano acerca da questão migratória.
Ebrard anunciou que tal medida é um trabalho conjunto para coordenar e reduzir o fluxo migratório de cidadãos da América Central aos Estados Unidos.
“Vamos mostrar que se pode reduzir um fluxo migratório muito grande sem reações xenofóbicas e injustas. Não poderíamos fazer nada assim, seria um grande erro se nosso país fosse nessa direção, e creio que não fará isso, por que temos uma tradição solidária muito forte e uma vigorosa cultura em favor dos direitos humanos”, afirmou Ebrard.
O plano especial para a migração anunciado pelo governo mexicano estabelece ações na fronteira sul do país com os Estados Unidos. Com isso, o México busca impedir que as sanções tributárias sobre produtos mexicanos não sejam impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump.
O chanceler mexicano afirmou que a partir desta quarta-feira a fronteira será protegida pela Guarda Nacional do México e terá equipes que possam garantir o bem-estar e dar atenção imediata aos migrantes.
Ebrard reconheceu que tem cerca de 45 dias para mostrar resultados positivos do plano e que “muita coisa pode acontecer nesse tempo”. Porém, ele afirmou que o governo irá “fazer que dissemos que vamos fazer”.
Reprodução
Marcelo Ebrard anunciou que o plano com países da América Central irá conter fluxo migratório
Recursos financeiros
Na coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, declarou que um dos recursos para o plano da migração virá da venda de um avião oficial da presidência.
O avião está na Califórnia e, segundo Obrador, está avaliado em 150 milhões de dólares. O presidente ainda afirmou que há mais 70 aeronaves e helicópteros para serem vendidos.
“Não vamos enfrentar o governo dos Estados Unidos, e aceitamos o desafio de acreditar de maneira diferente, humana e efetiva, à maneira mexicana, para enfrentar o fenômeno migratório. E nós vamos ter sucesso”, anunciou Obrador.