Sexta-feira, 18 de abril de 2025
APOIE
Menu

Eleito presidente do Pasok (Movimento Socialista Pan-Helênico, na sigla em grego) no último domingo (18/03), Evangelos Venizelos, ministro de Finanças da Grécia, renunciou a seu cargo nesta segunda-feira (19/03).

Agência Efe

Agora, como líder de um partido fragilizado pela série de medidas de austeridade empregadas para contornar a crise financeira da zona do euro, Venizelos tem a missão de recuperar a popularidade do Pasok às vésperas das próximas eleições parlamentares do país, que ocorrerão no próximo mês de maio.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Todas as pesquisas de intenção de voto revelam a derrota dos socialistas pelo conservador Partido da Nova Democracia. O político e jurista de 55 anos foi candidato único no pleito que reuniu dezenas de milhares de correligionários de sua sigla.

Ele mantém, contudo, doses de otimismo em seu discurso. Pivô das negociações que decidiram por um segundo pacote de socorro financeiro para a Grécia, Venizelos alega que “os socialistas não perderam a alma” e que vencer as eleições parlamentares é um objetivo possível.

A Grécia conseguiu evitar um calote no início deste mês graças a um acordo com os seus credores privados. A manobra abriu espaço para mais um socorro financeiro da União Europeia e do FMI, o Fundo Monetário Internacional.

Sob comando de Evangelos Venizelos, Pasok enfrentará eleições parlamentares em maio

NULL

NULL

NULL