Um míssil antiaéreo S-300 lançado da Ucrânia caiu na quinta-feira (29/12) perto da cidade de Ivanovo, província de Brest, na Bielorrússia.
De acordo com a agência de notícias bielorrussa Belta, o míssil foi abatido pelos sistemas de defesa aérea do país, e seus restos foram encontrados posteriormente em um campo agrícola.
“Durante as atividades de verificação, foi estabelecido preliminarmente que os destroços pertenciam a um míssil antiaéreo guiado S-300 lançado do território da Ucrânia”, informou.
O Ministério de Defesa da Bielorrússia emitiu um comunicado com a mesma afirmação, e reportando que não há informações sobre possíveis vítimas até o momento.
Telegram / Belarusian Silovik
Destroços de míssil ucraniano que caiu na Bielorrússia
O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, ordenou o envio de uma equipe de especialistas do Comitê de Investigação e do Ministério da Defesa a estabelecer as causas da queda.
O caso do míssil ucraniano abatido na Bielorrúsia se assemelha as outros ocorridos em novembro e outubro.
No dia 15 de novembro, um míssil ucraniano caiu na localidade de Przewodów, na Polônia, próxima à fronteira com a Ucrânia. Aquele incidente provocou duas vítimas fatais.
Em 31 de outubro, outro míssil ucraniano caiu no norte da cidade de Naslavcea, na Moldávia, em incidente que não provocou vítimas.