O 26º Encontro do Foro de São Paulo começou nesta quinta-feira (29/06) em Brasília, capital brasileira. Até domingo (02/07), cerca de 250 delegações da América Latina e do mundo estarão reunidas para debater os avanços da esquerda e os desafios de uma integração na região.
Esse foi o debate de abertura do dia, com o seminário “A integração regional latino-americana e caribenha e os desafios dos governos de esquerda e progressistas”. Na mesa estavam representantes de partidos que compõem o Foro. Um deles foi Sacha Llorenti, da sigla boliviana Movimento ao Socialismo (MAS).
A Opera Mundi, Llorenti falou do “momento de esperança” que a América Latina está vivendo, afirmando que a esquerda não poder perder essa “oportunidade de avançar” cada vez mais.
Também secretário executivo da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA-TCP), Llorenti falou que, com o crescimento da extrema direita mundial, urge a necessidade de “coordenar esforços” para “participar da batalha de ideias e cultural”.
“Estamos em um momento de muita esperança para a América Latina e Caribe. Há um alinhamento positivo na região, seja com Andrés Manuel López Obrador no México, Lula pela terceira vez no Brasil, Gustavo Petro na Colômbia, e o processo eleitoral na Argentina. Não temos que perder a oportunidade de avançar o mais possível”, disse a Opera Mundi.
Seguindo o tema do 26º encontro do Foro acerca da integração regional, de acordo o diplomata boliviano, esse é um desafio importante para os partidos e atores políticos da América Latina. Llorenti defende que é preciso e ter um “contato mais fluído não somente entre a gente, mas com a sociedade no geral”.
Fernanda Forgerini
Llorenti e outros representantes latino-americanos participaram da primeira mesa do 26º encontro do Foro de São Paulo
“Creio que esse seja um dos grandes desafios e também discutir a integração regional no âmbito da multipolaridade, do multilateralismo e do internacionalismo, tendo os atores políticos impulsionando esse diálogo”, afirmou.
26º encontro Foro de São Paulo
A partir desta quinta-feira (29/06) e até o próximo domingo (02/07), o Foro de São Paulo, com cerca de 250 delegações da América Latina e do mundo estão reunidos no 26º encontro da articulação na capital brasileira, Brasília.
Diante de diversos representantes, a abertura do encontro terá como principal participante o presidente do país anfitrião, o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Esta 26ª edição será a primeira a ser realizada de forma presencial desde 2019, quando o Foro se reuniu em Caracas, capital da Venezuela. Por conta da pandemia da covid-19, nos anos seguintes, os organizadores optarem pela forma de encontros virtuais para a troca de ideias da articulação.
Sob o lema “integração regional para o avanço da soberania latino-americana e caribenha”, o evento que promove um espaço de intercâmbio e articulação das forças progressistas, democráticas e de esquerda da América Latina.