Quarta-feira, 11 de junho de 2025
APOIE
Menu

Foi aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) uma moção de censura contra o atual ministro da economia do Brasil, Paulo Guedes. A moção movida pela casa é uma resposta à recente declaração de Guedes de que não queria a “chinesada entrando aqui quebrando nossas indústrias“.

A declaração, feita logo no início do período eleitoral, foi recebida com o repúdio de diversos setores tanto da China quanto do Brasil. O deputado estadual de São Paulo, Campos Machado (Avante), autor da moção contra Paulo Guedes, diz que essa fala se significou um “erro crucial”:

Um erro desses não pode ocorrer com a China, afinal é a China quem está fazendo negócios com o Brasil, promovendo empregos, economia e investimentos“, afirmou o deputado.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O deputado estadual Campos Machado se solidarizou com a nação chinesa, atacada por Paulo Guedes em evento Cooperativa Agropecuária e Industrial Cotrijal, em Passo Fundo, RS. (Foto: Agência Brasil China/Reprodução)

Campos Machado se solidarizou com a China e recebeu representantes da Associação Chinesa do Brasil, na figura dos senhores André Ye, Youyang Jiang e Fernando Zhu.

Na conversa, André Ye afirmou que essa designação ao povo chinês é pejorativa e inaceitável: “Tudo que termina em ‘ada’ é para se referir a bandos. Nós não somos um bando de animais.

Deputado Campos Machado recebeu lideranças da comunidade chinesa do Brasil; reunião tratou de reabilitar as relações entre os povos dos dois países após ataques do ministro da economia

Agência Brasil China/Reprodução

Presidente da Associação Geral de Qingtian do Brasil, André Ye, e o deputado estadual por São Paulo, Campos Machado

Perguntado se a reincidência dos ataques de ministros do governo Bolsonaro contra o povo chinês poderia provocar alguma retaliação por parte da China, o empresário, que também preside a Associação Geral de Qingtian do Brasil, disse que o Brasil é maior do que qualquer governo:

Tanto a repercussão dentro da comunidade [chinesa no Brasil] quanto do Ministério das Relações Exteriores da China foi muito negativa, mas a China não fará uma represália só por conta de uma declaração imprudente de um ministro de Estado. A China pensa o Brasil como um país amigo e parceiro, mas esse tipo de declaração abre uma ferida que se acumula junto das outras“, disse Andre Ye.

Campos Machado recebeu lideranças da comunidade chinesa nesta quinta-feira. Da esquerda para a direita: Fernando Zhu, presidente da Associação Chinesa Wenzhou do Brasil; André Ye, presidente da Associação Chinesa do Brasil; Campos Machado, deputado estadual de São Paulo pelo Avante; Youyang Jiang, secretário-geral da Associação Geral dos Chineses do Brasil. (Foto: Agência Brasil China)

Para Campos Machado, a declaração de Paulo Guedes é uma “afronta a inteligência do povo brasileiro”:

Essa fala ofende o coração e a alma da colônia chinesa, mas não vai interferir nas questões que unem os dois países porque acima de tudo está a amizade e a fraternidade dos dois povos.