Uma nova espécie de tiranossauro foi descoberta na Patagônia, sul da Argentina, de acordo com estudo publicado nesta terça-feira (26/04) no jornal Plos One.
Divulgação/Jornal Plos One
Fotos divulgadas pela equipe de Rubén Martínez mostram crânio da espécie Sarmientosaurus musacchioi
A descoberta do Sarmientosaurus musacchioi, um tipo de saurópode, foi divulgada pela equipe de Rubén Martínez, do Laboratório de Paleovertebrados da UNPSJB (Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco).
As pesquisas basearam-se no estudo de um crânio completo e da parte de um fóssil de pescoço descobertos na Patagônia.
De acordo com o estudo, o Sarmientosaurus possuía pescoço longo e rabo, e poderia ser o maior herbívoro em porções de terra no hemisfério sul durante o período Cretáceo (ocorrido no planeta Terra entre 145 e 65 milhões de anos atrás).
NULL
NULL
Por meio de imagens de tomografia computadorizada, os autores examinaram os fósseis e constataram que o cérebro dessas espécies era relativamente pequeno se comparado ao tamanho do seu corpo, o que é uma característica típica dos saurópodes. Entretanto, evidências apontam que suas capacidades sensoriais seriam superiores às de outros saurópodes.
“Descobertas como Sarmientosaurus ocorrem uma vez na vida”, disse Rubén Martínez. “É por isso que estudamos fósseis tão minuciosamente, para aprender tanto quanto possível sobre esse animal surpreendente”, declarou.
Sarmientosaurus musacchioi ganhou este nome em homenagem à cidade de Sarmiento, na província de Chubut, na Patagônia, local próximo onde ocorreu a descoberta.
O nome também é uma homenagem a Dr. Eduardo Musacchio, paleontólogo e professor da UNPSJB que faleceu em 2011.