O novo presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou neste sábado (29/06) que sua vitória nas eleições evidencia que a população deseja mudanças e que uma nova relação com o mundo deve ser construída.
Em pronunciamento público, o dirigente reiterou, no entanto, que o diálogo com a comunidade internacional deve se basear no respeito mútuo e “no direitos legais do Irã”.
“Precisamos de entendimento construtivo. “Os iranianos escolheram um novo caminho. Eles disseram nestas eleições: ‘queremos mudança”, argumentou.
Após se classificar como moderado, foi criada uma expectativa sob o novo presidente, sobretudo norte-americana e europeia, para que ele iniciasse um diálogo em relação ao programa nuclear do país. A resposta veio em tom enérgico.
“A moderação em política externa não significa rendição ou conflito, não significa passividade ou confrontação. Moderação é uma interação eficaz e construtiva com o mundo”, disse.
Rohani aposta em um diálogo diferente do seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad, para convencer as potências internacionais a aceitar que o Irã tenha o seu próprio programa nuclear, mediante a garantias que não há desenvolvimento de armas nucleares. “Ao me eleger, os eleitores iranianos enviaram uma mensagem de paz ao mundo, uma mensagem que recusa violência e extremismo.
NULL
NULL