A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou nesta sexta-feira (01/11) a China a impor sobretaxas alfandegárias contra até US$ 3,6 bilhões em importações de produtos dos Estados Unidos.
A medida é resultado de uma arbitragem iniciada há seis anos, antes da guerra comercial deflagrada pelo presidente Donald Trump, e diz respeito a uma série de ações antidumping instituídas pelos EUA contra mercadorias chinesas.
Os dois países já travam uma guerra tarifária que atinge centenas de bilhões de dólares em importações, mas todas as medidas até aqui haviam sido tomadas fora do âmbito da OMC, que ajuda a resolver disputas comerciais.
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
Pequim questionava 40 ações antidumping dos Estados Unidos, que justificavam as medidas com o argumento de que bens chineses eram vendidos no país abaixo do valor de mercado, como lâminas de diamante, móveis, camarões, pneus e painéis solares.
Wikicommons
Os dois países já travam uma guerra tarifária que atinge centenas de bilhões de dólares em importações
A OMC acatou as reclamações da China contra 25 medidas antidumping dos EUA, calculando o valor da retaliação em US$ 3,6 bilhões.