A ONU evacuou nesta terça-feira (21/12) sua sede central em Nova York devido a um vazamento de gás aparentemente relacionado com as obras de reforma do edifício, informou à agência de notícias espanhola Efe o serviço de segurança local. Após os bombeiros constatarem que o “mau cheiro” que estava relacionado a problemas nos bueiros, a sede central retomou as atividades.
Fontes da organização explicaram que os bombeiros e a polícia de Nova York foram avisados imediatamente porque “foram detectados níveis de acúmulo de gás que poderiam provocar uma explosão”.
“Há um cheiro forte de gás”, disse à Efe uma das pessoas que trabalham no edifício que abriga o Secretariado Geral, o Conselho de Segurança e a Assembleia Geral da ONU.
As fontes disseram que “a reunião prevista na Assembleia foi suspensa temporariamente”, enquanto a do Conselho acontece no edifício provisório construído há um ano nos jardins do complexo.
Leia mais:
Lula descarta ser secretário-geral da ONU
'Lula merece ser secretário-geral da ONU', diz Morales
ONU elimina sanções ao Iraque herdadas da era de Saddam
Em princípio, a polícia da ONU afirmou que os gases provinham de um vazamento relacionado com as reformas em andamento no prédio e que, por isso, haveria um risco de explosão.
Porém, após ser confirmado que não existia nenhum risco, foi permitida a entrada das centenas de pessoas que tinham sido evacuadas e as visitas turísticas foram retomadas.
“Descobriram que a cheia da maré no East River provocou um problema nos bueiros da região e que os gases que causavam o mau cheiro não eram perigosos”, relatou o porta-voz em entrevista coletiva.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL