A fase ativa da operação antiterrorista russa na Síria está praticamente terminada, afirmou nesta terça-feira (21/11) o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, general Valery Gerasimov.
“A fase ativa da operação antiterrorista russa na Síria está praticamente terminada. Ainda que haja uma série de problemas por resolver, esta etapa está se aproximando de seu termo lógico”, dosse o general russo.
No início da reunião trilateral entre os chefes dos Estados-Maiores das Forças Armadas da Turquia, Irã e Rússia, Gerasimov agradeceu a seus colegas e expressou a esperança de “encontrar enfoques comuns para continuar o trabalho adicional quanto à Síria”.
Além disso, o general sublinhou que, graças aos esforços conjuntos dos três países, tornou-se possível preservar a soberania e a integridade territorial do país, parar a guerra civil e criar as condições para a restauração da vida pacífica e o regresso dos refugiados.
NULL
NULL
Kremlin.ru
Gerasimov disse que “fase ativa” da operação militar na Síria está chegando ao fim
Segundo as palavras do general Gerasimov, apesar de certas dificuldades, é importante que seja possível chegar a um acordo.
Durante a reunião, os chefes dos Estados-Maiores dos três países acordaram também aumentar a coordenação nas zonas de segurança na Síria.
Na segunda-feira (20/11), na cidade russa de Sochi, teve lugar uma reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo sírio, Bashar Assad. Os dois líderes sublinharam que a operação militar na Síria está quase completada e que agora o objetivo principal é passar para a regularização política.
Irã
O presidente do Irã, Hasan Rouhani, afirmou, em discurso pela TV nesta terça-feira (21/11), que o autoproclamado grupo Estado Islâmico foi “derrotado” tanto no Iraque, quanto na Síria.
“Agradeço a todos os soldados do Islã, aos diplomatas do país, ao governo e à nação, Às Forças Armadas, assim como aos povos de Iraque, Irã, Síria e Líbano, pois puseram fim a um grupo que trouxe nada além do que o mal, a adversidade, matanças e barbárie”, afirmou, durante sua fala.
(*) Com Sputinik e teleSUR