Durante o fim de semana, seis países da América Latina firmaram um acordo formal para a criação da Agência Espacial Latino-Americano e Caribenha (Alce) durante a XXXI Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac) realizada na Cidade do México.
O documento foi assinado no sábado (24/07) por representantes da Argentina, Bolívia, Costa Rica, Equador, México e Paraguai e o assunto será debatido também no dia 18 de setembro durante a próxima reunião da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (Celac).
A ideia é que mais governos da região se unam ao projeto para que a Alce, nos próximos meses e anos, se torne um projeto capaz de envolver toda o subcontinente.
Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños/Twitter
Representantes de seis nações assinam documento conjunto de criação da Agência Espacial Latino-Americano e Caribenha
O objetivo da agência espacial é “promover atividades de exploração e utilização do Espaço para fins pacíficos, com programas que tragam benefícios para a comunidade latino-americana”.
A ideia de criar a Alce foi levantada pela Argentina e pelo México em novembro do ano passado como uma forma de colocar a região na busca do desenvolvimento espacial. O governo brasileiro não se manifestou sobre a participação na agência.