Em missa de canonização no Vaticano neste domingo (04/09), Madre Teresa de Calcutá foi proclamada santa pelo papa Francisco.
A cerimônia reuniu mais de 120 mil pessoas na Praça São Pedro, os quais reagiram com aplausos quando Francisco leu a tradicional sentença em latim que elevou o status da religiosa, que dedicou sua vida aos pobres.
Agência Efe
Cerimônia de canonização de Madre Teresa de Calcutá reuniu 120 mil pessoas
“Hoje entrego a esta emblemática figura de mulher e de consagrada a todo o mundo do voluntariado. Que ela seja nosso modelo de santidade”, disse o Papa.
“Que essa incansável operadora de misericórdia nos ajude a entender cada vez mais que o nosso único critério de ação é o amor gratuito, livre de qualquer ideologia e vínculo, e dado a todos sem distinção de língua, cultura, raça ou religião”, afirmou
NULL
NULL
Francisco também comentou que “talvez será um pouco difícil chamá-la de 'Santa Teresa', pois sua santidade é tão próxima de nós que, espontaneamente, continuaremos a dizer 'Madre Teresa'”.
Gonxha Agnes Bojaxhiu (1910-1997), nascida na Macedônia, tinha sido proclamada beata em 2003 por João Paulo II, que quebrou as regras vaticanas ao autorizar que seu processo canônico fosse aberto dois anos após sua morte — e não em cinco anos, como rege a Santa Sé.
Agência Efe
Imagem de arquivo, de data desconhecida, da Madre Teresa de Calcutá
O milagre que permitiu a canonização de Madre Teresa ocorreu no Brasil, com um paciente de Santos. Marcilio Haddad Andrino apresentava um quadro gravíssimo de infecção cerebral e, sem explicações médicas, curou-se em 2008. A cura foi atribuída a Madre Teresa pois a esposa de Andrino passou a rezar em nome da religiosa quando ele estava doente.
A canonização de Madre Teresa era um dos principais eventos marcados para ocorrer durante o ano do Jubileu da Misericórdia e se tornou um verdadeiro desafio para as autoridades italianas e vaticanas em termos de segurança. Diante de tantas ameaças terroristas, foram reforçados os esquemas de vigilância em Roma e na região próxima à Praça São Pedro. Na segunda-feira (05/09), no aniversário de morte de Madre Teresa, haverá uma outra missa no Vaticano, celebrada pelo cardeal Pietro Parolin.
“Madre Teresa é a santa perfeita para o Ano da Misericórdia”, disse Parolin, atual secretário de Estado da Santa Sé.
Madre Teresa de Calcutá venceu o Prêmio Nobel da Paz em 1979 e é considerada por muitos a maior missionária do século XX. De origem albanesa e nascida em Escópia, na Macedônia, em 26 de agosto de 1910, dedicou sua vida a dar auxílio aos pobres e ajudou na construção de hospitais, casas de repouso, cozinhas, escolas e orfanatos. Fundou a congregação “Missionárias da Caridade”. Morreu em Calcutá, na Índia, em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos de idade.