Sexta-feira, 15 de maio de 2026
APOIE
Menu

A prefeitura de Paris, na França, irá inaugurar no próximo sábado (21/09) o Jardim Marielle Franco, uma homenagem à vereadora brasileira executada a tiros em março do ano passado, junto com o motorista Anderson Gomes, no Rio de Janeiro. O espaço escolhido é um jardim suspenso localizado em uma construção próxima à estação de metrô Gare de L'Est.

A cerimônia de inauguração, marcada para as 10h15 (horário de Brasília) do dia 21 de setembro, será acompanhada pelos pais de Marielle, Antônio e Marinete, e pela filha, Luyara. A família da parlamentar embarca nesta quinta-feira (19/09) para Paris a convite da prefeita da capital francesa, Anne Hidalgo.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Os custos da viagem, no entanto, estão sendo pagos por ONGs.

A viúva de Marielle, Mônica Benício, também foi convidada, mas não poderá comparecer devido a um compromisso na Parada LGBT.

Mais lidas

Cerimônia de inauguração, marcada para às 10h15 (horário de Brasília) do dia 21 de setembro, será acompanhada pelos pais de Marielle, Antônio e Marinete, e pela filha, Luyara

CSP-Conlutas

Jardim com nome de Marielle Franco será inaugurado em Paris

Ela, porém, escreveu uma carta que será lida no momento da inauguração do jardim. “Que esse jardim aqui em Paris seja símbolo da primavera da revolução que segue em curso e não poderá mais ser detida. É um sinal de que seguiremos espalhando pelo mundo o seu nome como sinônimo de força e beleza, como um chamado para a resistência contra as forças da brutalidade e do ódio”, disse à imprensa brasileira.

A decisão de homenagear Marielle foi tomada em abril deste ano, quando a Câmara Municipal de Paris aprovou uma moção para criar um espaço público com o nome da vereadora.

O pedido foi feito pelo coletivo Rede Europeia para a Democracia no Brasil (RED.Br), de alinhamento político à esquerda, porém acabou conquistando apoio da direita. Na ocasião, a RED.Br afirmou tratar-se de uma “forma de apoiar a luta contemporânea contra a violência e a opressão antidemocrática em todo o mundo”. Em sua conta no Facebook, o coletivo convocou todos para o evento e pediu que o grupo compareça levando flores, porque “as rosas da resistência nascem do asfalto”.