O partido Novas Ideais oficializou neste domingo (09/07) a candidatura à reeleição do atual presidente de El Salvador, Nayib Bukele.
O pleito terá turno único, com votação marcada para o dia 4 de fevereiro de 2024. A campanha eleitoral terá início oficialmente em novembro deste ano.
As próximas eleições presidenciais em El Salvador serão as primeiras na história do país em que um mandatário buscará a reeleição. Para ter essa possibilidade, Bukele promoveu uma reforma constitucional, em setembro de 2022, aprovada apesar das críticas de alguns setores políticos do país.
Alguns setores da política local tentam reverter essa reforma no Supremo Tribunal de Justiça, alegando inconstitucionalidade. No entanto, a máxima instância da Justiça salvadorenha já emitiu uma primeira resolução contrariando essa tese – a qual ainda não é definitiva, mas que indica uma tendência.
Presidência de El Salvador
Bukele foi eleito em 2019 com 53% dos votos válidos, e tentará sua reeleição em fevereiro de 2024
Na cerimônia de anúncio da candidatura, o presidente do partido Novas Ideias, Zablah Bukele (primo do mandatário), disse que “um novo mandato de Nayib permitirá o aprofundamento das transformações que foram realizadas em El Salvador nos últimos quatro anos”.
Bukele foi eleito em fevereiro de 2019 e desde então tem se destacado como um dos presidentes mais polêmicos da América Latina.
Entre suas políticas mais controversas estão o encarceramento em massa para enfrentar o tema da segurança, o reconhecimento de criptomoedas como divisas oficiais do país e o fechamento do Congresso em situações que alguma reforma proposta tinha pouca chance de ser aprovada – o que mudou a partir de 2021, quando passou a ter ampla maioria no Legislativo local.