Quinta-feira, 12 de março de 2026
APOIE
Menu

O partido venezuelano opositor Esperanza por el Cambio se juntou nesta quarta-feira (18/09) à mesa de diálogo permanente com o governo da Venezuela instalada na última segunda-feira (16/09) e assinou os acordos parciais firmados entre chavistas e opositores.

Durante cerimônia, a vice-presidente da Veneuzlea, Delcy Rodríguez, afirmou que aqueles que ficaram fora do acordo estão “isolados”. “Esse setor que hoje atira pedras contra a Mesa de Diálogo é um setor isolado. A grande maioria dos venezuelanos e venezuelanas estão contentes com essa iniciativa”, disse.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Rodríguez ainda afirmou que “a única coisa que esperamos dos EUA é que recuperem o caminho do diálogo com o governo de Nicolas Maduro”. 

Por sua vez, o líder do Esperanza por el Cambio, Javier Bertucci, ratificou os pontos já acordados entre opositores e governo e destacou a importância do diálogo entre as partes.

Mais lidas

“Esta mesa tem como objetivo principal gerar soluções em pouco tempo que nos permitam verificar a vontade do governo para articular ações em benefício da população e que seja um convite aberto a todos”, disse.

Líder do Esperanza por el Cambio, Javier Bertucci, ratificou pontos já acordados e destacou a importância do diálogo entre as partes

VTV

Líder do Esperanza por el Cambio, Javier Bertucci, ratificou pontos já acordados e destacou a importância do diálogo entre as partes

Acordo

O governo da Venezuela anunciou nesta segunda-feira um acordo parcial com parte da oposição. O pacto prevê a instalação de uma mesa de diálogos de agenda aberta e a volta de deputados do governista PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) à Assembleia Nacional.

Reunidos com os partidos de oposição MAS (Movimento ao Socialismo), Avanzada Progressista, Soluciones para Venezuela e Cambiemos, o ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez, e a vice-presidente, Delcy Rodríguez, fizeram o anuncio ao lado do deputado opositor Tiomoteo Zambrano. O Copei deverá se somar nos próximos dias.

Não fizeram parte do acordo o partido de direita Voluntad Popular (VP), do autoproclamado presidente Juan Guaidó, o Primero Justicia (PJ) e o Ação Democrática (AD) – que governou o país durante décadas em um acordo com o Copei. Tanto o VP, quanto o PJ arquitetaram a tentativa fracassada de golpe de Estado do dia 30 de abril, que pretendia derrubar o presidente Nicolás Maduro.

O acordo ainda prevê a consolidação de um novo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), liberdade de presos de acordo com a Comissão da Vida, um programa de troca de petróleo por alimentos e medicamentos, a defesa da soberania venezuelana sobre o território de Essequibo (região da fronteira com a Guiana) e o rechaço às sanções econômicas contra o país, bem como a exigência de suas suspensões.

*Com teleSur