O governo brasileiro voltará a adotar o brasão da República Federativa do Brasil no lugar do símbolo do Mercosul nos passaportes nacionais, afirmou nesta quarta-feira (23/01), o Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, durante a apresentação das metas do novo governo para os 100 primeiro dias da gestão de Jair Bolsonaro.
“Vai ser retirada do passaporte brasileiro aquela identificação do Mercosul e vamos retornar o brasão da República nesse documento. Ou seja, vamos ter no passaporte brasileiro o brasão da República brasileira”, esclareceu o ministro da Casa Civil.
Considerada uma das prioridades das propostas apresentadas pelo ministério das Relações Exteriores, a mudança, justificada pelo Itamaraty, é uma forma de “fortalecer a identidade nacional e o amor à Pátria”. Atualmente a capa do passaporte braseiro é ilustrada com as estrelas do Cruzeiro do Sul e a inscrição “Passaporte Mercosul”.
A mudança não afeta os documentos atuais, que continuam válidos até a data de vencimento. Novos passaportes e renovações serão contempladas com a alteração proposta.
“Dentro dos 100 dias o MRE (Ministério das Relações Exteriores) tomará todas as providências para que tenha o desenho definido, o modelo adequado e a orientação para que quem produz possa, quando trouxer novos passaporte, já ter o novo passaporte”, explicou Lorenzoni..
A estimativa de quanto a nova medida custará aos cofres públicos não foi revelada.
* Com ANSA
Flickr
Considerada uma das prioridades do Ministério das Relações Exteriores, medida não tem impacto nos passaportes atuais