Os ministros de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e da Rússia, Sergei Lavrov, tiveram uma reunião nesta segunda-feira (17/04), no edifício do Itamaraty, em Brasília.
O principal tema do encontro foi o plano apresentado pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para criar um grupo de países neutros capazes de negociar um acordo de paz para colocar fim à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.
Lavrov afirmou a Mauro Vieira que o Kremlin está interessado em encerrar o conflito armado com o país vizinho e que vê com bons olhos a proposta apresentada pelo mandatário brasileiro.
? #EnVivo: El Ministro de Asuntos Exteriores de Rusia, Serguéi Lavrov, y el Ministro de Relaciones Exteriores de Brasil, Mauro Vieira, ofrecen una rueda de prensa tras las negociaciones en Brasilia ????
Sigue la transmisión directa (en inglés) ⬇️⬇️⬇️https://t.co/DoplsxWRP3 pic.twitter.com/csSeN7lmN2
— Cancillería de Rusia ?? (@mae_rusia) April 17, 2023
O chanceler russo ressaltou que “é preciso ter em conta a fim de resolver tais problemas não numa base momentânea, mas com base em acordos de longo prazo, que devem ser baseados principalmente no multilateralismo e na consideração dos interesses de segurança de todos os Estados sem exceção”.
Por sua parte, Vieira enfatizou que o plano de paz elaborado pelo presidente Lula busca “engajar [os países] em uma solução pacífica para este conflito”.
Ministério das Relações Exteriores da Rússia
Sergei Lavrov e Mauro Vieira conversaram em Brasília sobre plano de Lula para buscar acordo de paz entre Rússia e Ucrânia
“Afirmo também nossa posição sobre um cessar-fogo o mais rápido possível, sobre o respeito ao direito humanitário e também sobre o estabelecimento de uma paz a longo prazo, que é importante para nós”, acrescentou o chefe da diplomacia brasileira.
A agenda de Lavrov na capital brasileira também contempla uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro deve contar com a participação do assessor de política externa do Planalto, Celso Amorim.
Brasília é a primeira parada de uma viagem que Lavrov fará pela América Latina durante esta semana. Nos próximos dias, o chanceler russo irá passar por Venezuela, Nicarágua e Cuba.
Visita a Moscou
Segundo o site Sputnik News, a visita de Lavrov também teve como tema a negociação de possíveis acordos entre Brasil e Rússia para cooperação entre os países na área nuclear.
Além disso, o chanceler russo entregou ao seu homólogo um convite formal para que Lula realize uma visita oficial a Moscou.
“O senhor Lavrov entregou igualmente ao presidente Putin o convite do presidente Lula para organizar uma visita oficial à Rússia Também trabalharemos para identificar datas convenientes para ambos os lados”, manifestou o chanceler Mauro Vieira.
Vale lembrar que Lula e Putin já têm outro encontro marcado este ano: entre os dias 22 e 24 de agosto, os dois mandatários participarão da cúpula dos Brics, que acontecerá na África do Sul.
(*) Com informações de Sputnik News e RT