O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Santos na manhã desta terça-feira (03/01), para participar do velório de Édson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.
Acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, Lula esteve quase uma hora no estádio da Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, onde se realizou o velório.
Após consolar os familiares de Pelé e participar de uma missa de corpo presente, o presidente deixou o estádio santista sem fazer declarações aos grandes meios de imprensa. Ele conversou apenas com a Santos TV, canal ligado ao Santos Futebol Clube.
Na entrevista, Lula disse que Pelé não pode ser comparável a nenhum outro jogador. “A gente não pode ficar comparando Pelé a ninguém porque não tem ninguém comparável a Pelé em se tratando de jogador de futebol e de ser humano, de comportamento, fino e educado, como o Pelé tinha”
“Ele foi muito para o Brasil, para o Santos, para a cidade de Santos, para São Paulo e foi muito para o Lula também”, completou o presidente.
Ricardo Stuckert
Lula e Janja participam de missa durante o velório de Édson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé
Lula também lembrou das atuações de Pelé em campo, e que o seu time de coração, o Corinthians, era a vítima preferida do Rei do Futebol.
“Pelé obrigava a gente a ir a qualquer lugar assistir futebol porque, muitas vezes, a gente não gosta só do nosso time, a gente gosta de alguém que dá espetáculo. O Pelé simboliza tudo aquilo que é a ascensão da espécie humana”, comentou.
Pelé faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, mas sua despedida foi adiada para os primeiros dias de 2023, após a posse de Lula em seu terceiro mandato como presidente.
O velório se iniciou nesta segunda e durou mais de 24 horas. Nesta terça, o corpo de Pelé foi sepultado no cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica.