A consultora argentina Analogies divulgou nesta sexta-feira (08/09) uma pesquisa de intenção de votos sobre o primeiro turno das eleições presidenciais do país.
A medição mostra um resultado não muito diferente das eleições prévias realizadas em 20 de agosto, já que quem aparece na liderança é o candidato de extrema direita Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, com 31,1% das intenções de voto.
O político autodenominado “libertário” apresenta dois pontos percentuais a mais do que o obtido nas prévias realizadas há três semanas.
Em segundo lugar está o atual ministro da Economia, Sergio Massa, com 28,1% das preferências, o que representa um empate técnico com Milei – a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.
Montagem
Milei, Massa e Bullrich são os candidatos com maiores chances na disputa do primeiro turno eleitoral na Argentina
O político representa a coalizão peronista União pela Pátria, principal força de centro-esquerda na disputa, e conta com o apoio do presidente Alberto Fernández e da vice-presidente Cristina Kirchner. Seu percentual mostra um crescimento de sete pontos em comparação com o obtido nas prévias.
A terceira posição é de Patricia Bullrich, que foi ministra da Segurança do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019) é representa a frente conservadora Juntos pela Mudança.
Ela aparece com 21,2% das intenções, um crescimento de cinco pontos em comparação com o obtido nas prévias de agosto.
O primeiro turno das eleições presidenciais da Argentina acontecerá no dia 22 de outubro. Caso seja necessário um segundo turno, ele ocorrerá em 19 de novembro.
Com informações de Página/12.