O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesta quinta-feira (08/06) que viajará a Cuba para participar do encerramento da terceira rodada de negociações entre representantes do governo e do Exército de Libertação Nacional (ELN) em busca de um acordo de paz que coloque fim à guerra civil no interior do país.
A terceira fase da série de reuniões entre as duas delegações teve início no dia 2 de maio, em Havana, e já dura mais de mês, período no qual passou por algumas turbulências, devido a ataques realizados na Colômbia enquanto se desenvolviam os diálogos em Cuba, mas agora parecem haver chegado a um ponto em comum.
O diplomata cubano Eugenio Martínez, diretor para América Latina e Caribe do país socialista e um dos mediadores do diálogo, disse que “depois de cinco semanas de intenso trabalho das partes, há um caminho firme para a paz”.
A decisão de Petro de mudar sua agenda para presenciar o último dia de conversações alimentou rumores sobre a possibilidade de que o acordo de paz entre ambos os setores seria finalmente selado.
Outra informação que incrementou as especulações foi o fato de que o encerramento desta terceira rodada estava marcado previamente para esta quinta, mas foi adiado para a sexta-feira (09/06) para permitir a presença do mandatário colombiano.
Presidência da Colômbia
Petro viajará a Cuba, no que poderia ser a conclusão do Acordo de Paz entre o governo colombiano e o ELN
“Estarei viajando a Havana nas próximas horas, para assistir ao encerramento do terceiro ciclo da Mesa de Diálogos de Paz”, confirmou Petro em suas redes sociais.
En las próximas horas estaré viajando a La Habana para asistir a la clausura del tercer ciclo de la Mesa de Diálogos de Paz. https://t.co/bFNpyzGIP1
— Gustavo Petro (@petrogustavo) June 8, 2023
Por sua parte, os representantes do ELN têm sido mais cautelosos em suas declarações mais recentes. Antonio García, primeiro comandante da guerrilha, disse à agência cubana Prensa Latina que a presença de Petro é “um gesto importante”, mas que ainda falta “finalizar os detalhes do texto final para um acordo, e a definição dos protocolos que serão adotados a partir de então”.
Em mensagem divulgada em suas redes socias, o ELN afirmou que seus representantes ainda estão “trabalhando nos documentos e protocolos necessários para conseguir a assinatura de acordos e que estes possam ser anunciados”.
#Atención#MesadeDiálogos entre el Gobierno y el ELN aplaza el cierre del 3er ciclo. El acto de clausura será mañana viernes 9 de junio. Las delegaciones siguen trabajando en los documentos y protocolos necesarios para lograr la firma de Acuerdos Y que estos puedan ser anunciados pic.twitter.com/QFxGhAVBfy
— Delegación ELN (@DelegacionEln) June 8, 2023
A Mesa de Diálogos de Paz entre o ELN e o governo da Colômbia teve sua primeira etapa em novembro de 2022, na cidade de Caracas, capital da Venezuela. O segundo encontrou teve como sede a Cidade do México, e aconteceu entre fevereiro e março de 2023.
(*) Com informações de Prensa Latina e TeleSur