O Produto Interno Bruto (PIB) da China surpreendeu analistas e subiu 3,2% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período de 2019, informou o governo nesta quinta-feira (16/07). No confronto com os três primeiros meses do ano, a alta foi de 11,5%.
Os especialistas apontavam que o crescimento seria de 2,5% e 9,8%, respectivamente. Durante o ápice da pandemia do novo coronavírus, no primeiro trimestre, os números da economia foram bastante ruins, com quedas de 6,8% na comparação com 2019 e de 9,8% com o período anterior.
Com isso, a China é o primeiro país a apresentar um crescimento após as crises sanitária e econômica criadas pela covid-19. “A economia nacional superou progressivamente o impacto da pandemia na primeira metade de 2020 e demonstrou um momento de crescimento forte e de gradual retomada”, informou em nota o Escritório Nacional de Estatística.
Por sua vez, o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou em uma carta aos CEOs globais que “os fundamentos de longo prazo do sólido crescimento da economia da China não mudaram e nem vão mudar”.
Segundo o mandatário, seu governo continuará a aprofundar reformas e a abrir mercados, fornecendo “um melhor ambiente para os investimentos e o desenvolvimento das empresas chinesas e estrangeiras”.
Flickr
‘Fundamentos de longo prazo do sólido crescimento da economia da China não mudaram e nem vão mudar’, afirmou presidente Xi Jinping