Quinta-feira, 17 de julho de 2025
APOIE
Menu

 A primeira-ministra da França, Élisabeth Borne, alertou nesta segunda-feira (29/08) que o país deve se preparar para um racionamento de energia elétrica.

Em um evento do Movimento das Empresas da França (Medef), principal federação patronal do país, a premiê pediu que as companhias preparem um “plano de moderação” para o mês de setembro.

“Se tivermos de fazer um racionamento, as empresas seriam as primeiras afetadas, então, infelizmente, precisamos nos preparar”, disse.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Borne ainda fez um apelo para os franceses reduzirem o consumo de energia elétrica. “Se cada um não fizer sua parte, pode haver interrupções repentinas na distribuição de gás, com graves consequências econômicas e sociais”, acrescentou.

Premiê Élisabeth Borne pediu que companhias preparem programa de racionamento e franceses reduzam consumo de energia elétrica

Twitter/Élisabeth Borne

Países da União Europeia correm contra o tempo para reduzir dependência em relação ao gás natural da Rússia

Os países da União Europeia correm contra o tempo para reduzir sua dependência em relação ao gás natural da Rússia, que pode interromper o fornecimento ao bloco em função das sanções pela guerra na Ucrânia.

“Devemos nos preparar para uma potencial interrupção total do gás russo”, alertou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante um evento na Eslovênia também nesta segunda-feira.

Os países da União Europeia também vêm sofrendo com uma das maiores secas das últimas décadas, afetando os níveis de hidrelétricas, que poderiam ser uma alternativa energética para os países do bloco. 

(*) Com Ansa