Atualizada em 14 de julho de 2017
A consolidação da imprensa independente no Brasil durou mais de uma década. Hoje, temos projetos de jornalismo internacional, jornalismo investigativo, jornalismo ativista, jornalismo regional e uma vasta blogosfera que têm pautado temas como política nacional, movimentos culturais da periferia, cultura regional, luta de movimentos sociais, como os movimentos negros e feministas.
Todo esse florescimento, no entanto, corre o risco de retroceder. O setor de publicidade privada continua a ser bastante avesso a diversificar seus investimentos e a direcionar uma parte deles para a audiência desses projetos. Além disso, como é sabido, o governo federal bloqueou a publicidade nos sites independentes e suspendeu diversos editais para a mídia livre.
No atual momento político do país, no entanto, é preciso garantir um grande espectro de vozes no debate. Impeachment, eleições, votação de projetos polêmicos pelo Congresso, continuidade e rumos do Mercosul. Esses são alguns dos temas que, pautados pela imprensa independente, têm mudado o rumo da narrativa hegemônica dos grandes veículos de comunicação.
Para que essa continue sendo uma realidade, diversos projetos estão com campanhas de assinaturas ou “vaquinhas virtuais”, o chamado crowdfunding. A seguir, listamos alguns dos projetos mais interessantes, sem a intenção de sermos excludentes, e dizemos por que é importante apoiá-los:
Opera Mundi
Trata-se de um projeto único na imprensa brasileira, de acompanhamento da mídia e acontecimentos internacionais sob uma perspectiva latino-americana e brasileira.
Link para a campanha:
De Olho nos Ruralistas
O projeto De Olho nos Ruralistas, de Alceu Castilho, abrigado pelo site Outras Palavras, está com uma campanha de arrecadação aberta. Castilho é autor de “Partido da Terra” e um profundo conhecedor das elites rurais do país.
Link para a campanha: outraspalavras.net/deolhonosruralistas/de-olho-nos-mil-parceiros/
Outras Palavras
Porque é seguramente um dos melhores sites de análise da conjuntura brasileira e mundial. Fez uma extensa cobertura sobre os acontecimentos de 2013 e, desde então, uma série de previsões que se confirmaram, infelizmente.
Link para a campanha: outraspalavras.net/outrosquinhentos/
Ponte Jornalismo
A Ponte Jornalismo é um veículo de comunicação que reúne jornalistas especializados em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. Fundada em março de 2014 com a preocupação de dar voz e rosto às vítimas de violência policial em todo o Brasil, busca ir muito além das versões oficiais para denunciar a existência de uma prática sistemática de extermínio da população negra e pobre das periferias das cidades brasileiras. Também tem como foco a cobertura de questões de preconceito de gênero e racismo.
Link para a campanha: ponte.org/doe-para-a-ponte/
Carta Maior
O site, focado essencialmente em análises políticas, tem ajudado a contruir, desde 2001, uma narrativa antineoliberal no país.
Link para a campanha: cartamaior.com.br/pages/sejaparceiro
Barão de Itararé
O Centro de Estudos da Mídia Independente Barão de Itararé é um dos principais responsáveis pela consolidação da blogosfera progressista no país, com formulações e eventos de formação de blogueiros.
Link para a campanha: baraodeitarare.org.br
Revista Fórum
Nascida no Fórum Social Mundial, em 2001, a revista traz uma das mais interessantes coberturas sobre as cidades brasileiras.
Link para campanha: revistaforum.com.br/socio/
Diálogos do Sul
Fundada em 2011, a revista se reivindica como herdeira da revista internacionalista “Cadernos do Terceiro Mundo”, que circulou no Brasil e nos países em desenvolvimento entre os anos 1974 e 2005. É publicada em português e espanhol.
Link para campanha: operamundi.uol.com.br/dialogosdosul/apoie-a-dialogos/
Alma Preta
Site de imprensa negra. Seu objetivo é produzir conteúdo ligado à temática étnico-racial no Brasil e no mundo. O projeto cobre os diversos movimentos sociais de combate ao racismo, as discussões importantes para o combate ao racismo brasileiro. O conteúdo digital se divide em texto, imagens e produções audiovisuais, a partir de entrevistas, reportagens, artigos opinativos e análises.
Link para a campanha: almapreta.com/assinaturas/planos
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