A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, instruiu nesta quinta-feira (05/12) os parlamentares do Partido Democrata a começarem a elaboração dos artigos do processo de impeachment contra o presidente Donald Trump.
“De forma triste, porém confiante e humilde, hoje eu estou pedindo a nosso chefe [do Comitê Judiciário, Jerry Nadler] para proceder com os artigos do impeachment”, disse Pelosi.
Em pronunciamento, a democrata ainda afirmou que o mandatário norte-americano abusou de seus poderes e que “os fatos são incontestáveis”.
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
“O presidente não nos deixa escolhas. Ele [Trump] abusou de seu poder para seu próprio benefício político em detrimento da segurança nacional. Nos EUA ninguém está acima da lei”, afirmou.
As declarações de Pelosi surgem um dia após o início da nova fase do inquérito de impeachment de Trump no Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes. Durante a audiência desta quarta-feira, quatro juristas argumentaram sobre o caso.
Reprodução
Em pronunciamento, a democrata ainda afirmou que o mandatário norte-americano abusou de seus poderes e que ‘os fatos são incontestáveis’
Trump está no centro de uma investigação sobre uma chantagem que realizou com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, para atingir o democrata Joe Biden, um de seus possíveis oponentes nas eleições de 2020.
Durante uma conversa telefônica, o presidente norte-americano pediu a Zelenski que a justiça ucraniana levantasse processos contra o filho de Biden, o empresário Hunter Biden. Segundo funcionário da Casa Branca, Trump ameaçou cortar suporte militar dos EUA se as investigações não fossem iniciadas.
*Com Sputnik