O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou na última segunda-feira (27/02) as primeiras mudanças em seu Ministério ao comunicar a saída dos ministros da Educação, Cultura e Esporte.
Em mensagem ao povo colombiano, o presidente agradeceu os serviços prestados pelos ex-ministros e acrescentou que “seus debates e discussões contribuíram para iniciar as mudanças pelas quais o país votou”.
A primeira modificação parcial do gabinete de ministros foi realizada após uma reunião entre Petro e chefes de diferentes partidos políticos para obter apoio no Congresso para as reformas da saúde, trabalhista e previdenciária. “Estamos em um momento decisivo para nossas reformas e precisamos de mais coesão e determinação”, disse o chefe de Estado colombiano.
El Presidente de la República, @PetroGustavo nombró a Aurora Vergara como Ministra de @MinEducacion@MinDeporteCol “para que con nuevas energías puedan culminar el proceso de reformas iniciadas”, aseguró el Mandatario. pic.twitter.com/8Oam4WOTdd
— Presidencia Colombia ?? (@infopresidencia) February 28, 2023
O mandatário conclamou “todas as forças políticas, incluindo oposição, sindicatos e organizações sociais a avançarem em um acordo nacional para construir o país com debate e propostas”.
Twitter/Informativo Colombia Hoy
Em mensagem ao povo colombiano, presidente agradeceu serviços prestados pelos ex-ministros
Posteriormente, Petro anunciou as mudanças: a socióloga Aurora Vergara assumirá a pasta da Educação , que era comandada por Alejandro Gaviria. No Esporte, Patricia Ariza saiu para a entrada de Astrid Rodríguez. Por fim, embora não tenha oficializado ainda o cargo, o presidente colombiano indicou que o músico Ignacio Zorro ficará à frente do Ministério da Cultura, no lugar de María Isabel Urrutia.
“Las reformas necesitan debate en la sociedad, consenso en el Gobierno y después de aprobadas por el Congreso y la sociedad misma, necesitan mucha determinación para aplicarlas. El #GobiernoDelCambio no va a renunciar a reformar para mejorar”: Pdte. @PetroGustavo. pic.twitter.com/uo14LZwkU1
— Presidencia Colombia ?? (@infopresidencia) February 28, 2023
“As reformas precisam de debate na sociedade, consenso no governo e, depois de aprovadas pelo Congresso e pela sociedade, precisam de muita determinação para aplicá-las”, enfatizou.
Ao dirigir-se ao povo colombiano, Petro assegurou que o seu governo “não desistirá das reformas para melhorar a saúde, as pensões e as condições de trabalho justas para todos os colombianos”.
(*) Com TeleSUR